sexta-feira, junho 17, 2011

CINCO DISTINTOS CAVALHEIROS E A DIFÍCIL ARTE DE SOBREVIVER NA SELVA MUSICAL AMERICANA (por Chico Marques)


É engraçado como o mundo dá voltas.

Quarenta anos atrás, esses três jovens "cosmic cowboys" da foto acima -- Jimmie Dale Gilmore, Joe Ely e Butch Hancock -- tentaram emplacar na conservadora Nashville um trio chamado The Flatlanders que tinha como proposta musical derrubar as cercas que separam as terras maltratadas do rock and roll dos pastos mais verdes da country music e do folk. Quebraram a cara, obviamente. Gravaram um LP que acabou lançado apenas no formato 8-track (fita em cartucho com 8 pistas) e que despontou a largos passos para o anonimato. E a banda se desintegrou naquele mesmo ano.

Basicamente ao mesmo tempo em que isso (não) acontecia, um excelente músico de estúdio da Philadelphia chamado David Bromberg, habituado a trabalhar com gente do gabarito de Bob Dylan e George Harrison, lançava seu primeiro LP solo repleto de belas canções e com um invejável elenco de amigos estrelares convidados. Mas, por uma série de questões logísticas muito mal administradas, infelizmente nenhuma dessas canções conseguiu acesso às emissoras de rádio na ocasião. Para piorar a situação, mais da metade do amigos estelares de Bromberg que participaram das sessões de gravação não tiveram autorização de suas gravadoras para que seus nomes constassem na ficha técnica do LP -- Dylan e Harrison, por exemplo, estão lá sob pseudônimos. Resultado: um grande sucesso de crítica, do qual o público jamais tomou o menor conhecimento.

Era um "tempo mágico" aqueles primeiros anos da década de 1970. Tony Joe White, um dos compositores mais bem sucedidos da época -- mestre absoluto do rhythm & blues pantaneiro do Estado da Louisiana, autor de clássicos como "Polk Salad Annie" e "Rainy Night In Georgia" -- viu sua carreira solo altamente promissora naufragar impiedosamente de uma hora para outra, e até hoje não entende como foi que isso aconteceu. Seus 3 LPs na Warner Bros Records estavam em perfeita sintonia com a época, eram ótimas coleções de canções e foram bem promovidos pela gravadora. Como explicar então que tenham tido uma vendagem tão inexpressiva? Bobagem querer entender. Até porque não faz o menor sentido.

Felizmente, aqueles tempos sombrios passaram.

Mas logo a seguir vieram os anos 1980, também conhecidos como a Idade Média da Música Pop.

Convenhamos: qualquer artista que tenha conseguido sobreviver a essas duas décadas, sobrevive a qualquer coisa.

Pois eis que, quarenta anos mais tarde, contrariando toda a lógica do mercado musical, quatro desses bravos azarões -- Jimmie Dale Gilmore, Joe Ely, David Bromberg e Tony Joe White -- continuam na área, firmes e fortes, todos na cena musical independente, com trabalhos altamente pessoais que não vendem muito mas garantem uma agenda lotada de shows para o ano todo nos quatro cantos do mundo.

Para juntar-se a eles, ALTOeCLARO convocou o ex-guitarrista dos Blasters Dave Alvin, um cowboy fora da lei da California que é da mesma linhagem deles, só que um pouco menos veterano -- tem apenas 35 anos de carreira.

Conheçam agora os novos discos que eles acabam de lançar no mercado:




















JIMMIE DALE GILMORE
HEIRLOOM MUSIC
http://www.jimmiegilmore.com/
Quando Jimmie Dale Gilmore e seus amigos texanos Joe Ely e Butch Hancock foram tentar a sorte em Nashville com The Flatlanders, eles logo perceberam que eram a banda certa no lugar e no momento errados, e trataram de forjar carreiras solo o quanto antes. Ely & Hancock saíram na frente. Gilmore, justamente o melhor compositor deles três, desistiu: mudou para Denver e deixou de tocar profissionalmente. Só em meados dos anos 1980, com a cena de Austin pegando fogo, aceitando música dos mais diversos gêneros e se apresentando como um antídoto à caretice de Nashville, Jimmie Dale tomou coragem, soltou sua voz suave e gravou finalmente seu primeiro LP repleto de serenatas honky-tonk que, apesar de novas, tinham um jeito bem familiar, como se tivessem sido compostas 20 ou 30 anos anos. De lá para cá, tem gravado esporadicamente, solo ou com The Flatlanders, que voltaram a trabalhar juntos em meados dos anos 1990. Curiosamente, seus dois últimos LPs, “Come On Back” e “Heirloom Music”, não possuem canções de sua autoria: são investigações sobre canções que seu pai e seu avô gostavam. Nos dois, o amigo Joe Ely é sempre o produtor. E tanto um disco quanto outro funcionam como verdadeiros mapas arqueológicos musicais e afetivos da música do Estado da Estrela Solitária. Country Music da gema.




















JOE ELY
SATISFIED AT LAST
http://www.ely.com/
A associação do cantor e guitarrista Joe Ely com seus parceiros Jimmie Dale Gilmore e Butch Hancock não vingou em sua primeira investida, em 1972, com The Flatlanders, mas está fadada a durar para o resto da vida. Quase todos os mais de 20 LPs de estúdio gravados por ele -- desde o primeiro, “Joe Ely”, de 1975, até esse novíssimo “Satisfied At Last” -- trazem canções suas mescladas com canções compostas por seus dois velhos parceiros. Ely sempre foi o mais ligeiro e o mais roqueiro dos três. Vive levando tombos, mas sempre cai de pé. Essa sua nova coleção de canções não traz grandes novidades. Nem pretende. Gravado em poucos dias com a nata dos músicos de Austin, “Satisfied At Last” é rock and roll pedestre no chão batido da terra vermelha do Texas, na mesma tradição de seus LPs mais conhecidos, como "Honky Tonk Masquerade" e "Musta Notta Gotta Lotta". Música texana de primeira grandeza, sem dúvida, que chega ao estúdio já devidamente batizada e testada na estrada. Joe Ely é um cara engraçado. Sempre que produz discos para amigos é muito meticuloso. Quando se autoproduz, ele é tão desencanado que até parece estar sendo displicente consigo mesmo. Mas não se engane: Joe Ely gosta do perigo. E isso tem de sobra nas dez faixas de "Satisfied At Last".




















DAVE ALVIN
ELEVEN ELEVEN
http://www.davealvin.net/home.html
Dave Alvin tem sido o grande embaixador do roots rock na Califórnia há 25 anos, desde que deixou o grupo The Blasters para explorar todas as variantes musicais da country music praticadas entre o Texas e as Carolinas -- passando pelo blues de Chicago e pelo legado de seu grande herói musical Bo Diddley. Dono de uma voz poderosa e de um ataque perigoso na guitarra, Dave tem na bagagem 10 LPs solo impecáveis – alguns acústicos, outros elétricos -- onde mostra, sempre de forma nada acadêmica, que a música popular do sul dos Estados Unidos é, no fundo, uma coisa só, mudam apenas os temperos e o jeito de tocar. Em “Eleven Eleven”, seu décimo primeiro trabalho, ele retoma a urgência de seus LPs clássicos com os Blasters em 11 números certeiros. Para isso, convoca o piano barrelhouse de seu velho parceiro dos Blasters, Gene Taylor, e ainda chama seu irmão Phil Alvin para um dueto muito divertido em “What's Up With Your Brother”. É música fora da lei de responsa, à moda de Johnny Cash e Waylon Jennings, só que muito mais selvagem. As canções foram compostas durante a tournée de seu disco anterior. Tudo foi gravado nas pausas de uma tournée, em várias sessões com vários músicos diferentes, e ainda assim é surpreendentemente uniforme. Canções magníficas como “Murieta´s Dead” e “Dirty Nightgown” mostram o quanto o talento de Dave Alvin como compositor permanece inabalado. “Eleven Eleven” abre com “Harlam County Line”, tema vibrante do seriado “Justified”, e encerra com um dueto bem camarada com seu amigo Chris Caffney, recém-falecido, em “Two Lucky Bums”. Só nos resta torcer para que este seja o disco que irá apresentar Dave Alvin a um público mais amplo.


















TONY JOE WHITE
THE SHINE
http://www.tonyjoewhite.com/
Quem lembra dos primeiros (ótimos) LPs de Tony Joe White no início dos anos 1970, não consegue entender como sua carreira desandou a ponto dele achar melhor mudar para a França para aproveitar a popularidade que ainda lhe restava no Velho Continente. Com várias de suas canções sendo regravadas constantemente por artistas de diversos gêneros, é difícil entender como nenhuma gravadora americana demonstrou interesse em contratá-lo durante os anos 1980. Tony Joe White só foi resgatado no final da década, pela amiga Tina Turner, que encomendou quatro canções para seu LP “Foreign Affairs”, e ainda o chamou para participar das sessões de gravação. Foi a salvação da lavoura. De lá para cá, sua carreira aos poucos renasceu. Manteve seu selo Swamp Records, preservou sua independência artística e passou a desfilar seu vozeirão num blend de folk e blues da Louisiana muito peculiar numa seqüência de LPs surpreendentemente bons, ainda que low profile. “The Shine” é o mais recente. E também o melhor e mais atmosférico deles todos. Trabalho de mestre, tanto como compositor quanto como performer e band leader. Não vale a pena medir elogios para o trabalho de Tony Joe White.




















DAVID BROMBERG
USE ME
http://www.davidbromberg.net/
Se tem um artista que é vítima de seu próprio ecletismo, esse cara é David Bromberg. Cantor e multi instrumentista onipresente nos discos de quase todo mundo que importava no final dos anos 1960 e início dos 1970, Bromberg nunca pretendeu definir um foco muito claro para seus muitos LPs solo, que mesclavam blues, rock and roll, country e folk music, sempre em partes iguais. Por conta disso, esses discos permaneciam inclassificáveis pela indústria, não tocavam em rádio alguma e terminavam perdidos na lojas. Viu sua carreira solo minguar na cena musical da Costa Oeste até praticamente desistir dela 20 anos atrás, quando passou a tocar violino e mandolin em Nashville para sobreviver. E então, cinco anos atrás, eis que ele reaparece de mansinho num selo independente com um disco todo acústico, quase caseiro, chamado “Try me One More Time”, e acaba chamando a atenção das pessoas certas. Para voltar agora em grande estilo com “Use Me”, produzido pelo amigo Levon Helm, onde recebe canções de presente e participações especiais de amigos ilustres como Keb Mo, Dr. John, John Hiatt, Tim O´Brien, Linda Ronstadt e dos grupos Los Lobos e Widespread Panic. “Use Me” é uma verdadeira festa. Bem produzido, bem cadenciado, e com uma dinâmica de produção que a maioria dos LPs solo de Bromberg jamais sonharam ter. Talvez por isso mesmo, seja a melhor maneira de apresentar às novas gerações os inúmeros talentos desse gênio musical um tanto quanto atrapalhado.


DISCOGRAFIAS

LPs JIMMIE DALE GILMORE
Jimmie Dale & The Flatlanders (1972)
Fair & Square (1988)
Jimmie Dale Gilmore (1989)
After Awhile (1991)
Spinning Around The Sun (1993)
Braver Newer World (1996)
One Endless Night (2000)
The Flatlanders Now Again (2002)
The Flatlanders Wheels Of Fortune (2004)
The Flatlanders Live '72 (2004)
Come On Back (2005)
The Flatlanders Hills & Valleys (2007)
Heirloom Music (2011)

LPs JOE ELY
Jimmie Dale & The Flatlanders (1972)
Joe Ely (1977)
Honky Tonk Masquerade (1978)
Down On The Drag (1979)
Live Shots (1980)
Musta Notta Gotta Lotta (1981)
Hi-Res (1984)
Lord Of The Highway (1987)
Dig All Night (1988)
Live At Liberty Ranch (1989)
Love & Danger (1992)
Letter To Laredo (1995)
Twistin' In The Wind (1998)
Live @ Antone's (2000)
The Flatlanders Now Again (2002)
Streets Of Sin (2003)
The Flatlanders Wheels Of Fortune (2004)
The Flatlanders Live '72 (2004)
Happy Songs From Rattlesnak Gutch (2007)
Silver City (2007)
The Flatlanders Hills & Valleys (2007)
Live Cactus! (2008)
Satisfied At Last (2011)

LPs DAVE ALVIN
Every Night About This Time (1987)
Blue Blvd (1991)
Tennessee Border (with Sonny Burgess 1992)
The Pleasure Barons Live In Vegas (1993)
Museum Of Heart (1993)
King Of California (1994)
Interstate City (1996)
Blackjack David (1998)
Public Domain: Songs From The Wild Land (2000)
Out In California (2002)
Ashgrove (2004)
West Of The West (2006)
Live From Austin TX (2007)
Dave Alvin & The Guilty Women (2009)
Eleven Eleven (2011)

LPs TONY JOE WHITE
Black & White (1969)
...Continued (1969)
Tony Joe White (1971)
The Train I'm On (1972)
Homemade Ice Cream (1973)
That On The Road Look Live (1973)
Eyes (1976)
Real Thang (1980)
Dangerous (1983)
Closer To The Truth (1991)
The Path Of A Decent Groove (1993)
Lake Placid Blues (1995)
One Hot July (1998)
The Beginning (2001)
Snakey (2002)
The Heroines (2004)
Live From Austin TX (2006)
Uncovered (2006)
Take Home The Swamp (2007)
Live In Amsterdam (2010)
The Shine (2011)

LPs DAVID BROMBERG
David Bromberg (1971)
Demon In Disguise (1972)
Wanted Dead Or Alive (1994)
Midnight On The Water (1975)
How Late Will You Play Till (1976)
Hillbilly Jazz (1977)
Reckless Abandon (1977)
Bandit In A Bathing Suit (1978)
My Own House (1978)
You Should See The Rest Of The Band (1980)
Long Way From Here (1987)
Sideman Serenade (1990)
The David Bromberg Quartet (2006)
David Bromberg & Angel Band (2007)
Try Me One More Time (2007)
Use Me (2011)

PORTA RETRATO

“Foi muito natural a maneira como os Flatlanders se juntaram. Butch Hancock trabalhava como arquiteto e fotógrafo em San Francisco, mas queria de alguma maneira voltar para Austin. Joe Ely tinha passado alguns anos na Europa com um grupo de teatro, mas também estava saudoso do Texas. E lá estava eu, desocupado, sem banda e procurando por uma..." (Jimmie Dale Gilmore)

“Esse novo LP tem uma pegada bem mais roqueira que os anteriores. Consegui reunir vários guitarristas bem ferozes com quem trabalhei nos últimos anos, e eles acabaram dando o tom da brincadeira. No fundo, é apenas mais um lote de canções sobre idéias que tenho pensado ultimamente, lugares onde estive, coisas que vivi." (Joe Ely)

“A cena musical de Los Angeles não é mais o que era antes. Hoje em dia eu prefiro Austin. É muito mais agitada, plural, autêntica, vibrante. E o melhor de tudo: é muito menor, e muito mais concentrada." (Dave Alvin)

“Lightnin' Hopkins e John Lee Hooker são definitivamente meus grandes heróis musicais. Os dois são o ponto de partida para tudo o que desenvolvi até hoje como músico. Já como compositor, me sinto mais próximo de J J Cale e Waylon Jennings." (Tony Joe White)

“Esses puristas do blues e do bluegrass são, em sua maioria, nazistas disfarçados de amantes da música. Nunca tive a menor paciência com essa gente que tem a cara de pau de chegar e questionar o porquê de você usar um determinado acorde que não existia na versão original da música. Ô gente chata!" (David Bromberg)

“Nashville no início dos anos 70 era um lugar difícil de se trabalhar, tanto que eu fui embora para Denver por quase 10 anos, não aguentava aquilo. Mas nunca larguei a música. Só larguei o negócio da música por alguns anos." (Jimmie Dale Gilmore)

“Eu sempre fui fascinado pela fronteira com o México, com essa coisa de um país de Terceiro Mundo fazer esquina com um dos países mais ricos do mundo, e principalmente com a música que surge dessa justaposição, tanto de um lado da fronteira quanto do outro" (Joe Ely)

“Eu acho que sou basicamente um artista de blues. Tenho influências fortes de country e folk, e, apesar dos puristas do blues acharem que isso que estou dizendo é uma grande bobagem, o caso é que quando começo a tocar minha guitarra eu sinto que estou tocando basicamente blues." (Dave Alvin)

“É um grande prazer para mim saber que Rainy Night In Georgia já foi gravada por 140 artistas diferentes, e Polk Salad Annie por quase 80. Poder viver confortavelmente com o faturamento dessas canções é um prazer maior ainda." (Tony Joe White)

“Eu sempre achei que o ato de corrigir é o que muitas vezes mata a originalidade da música. A necessidade de enquadrar todas as manifestações musicais em contextos rígidos é muito cruel. Eu sou a favor da liberdade de expressão."(David Bromberg)


AMOSTRAS GRÁTIS















quinta-feira, junho 09, 2011

CINCO FILHAS DE LILITH POEM FOGO NO DIA DOS NAMORADOS (por Chico Marques)


Todo mundo sabe -- está na Bíblia -- que, quando Deus criou Adão, Ele percebeu que Sua criação ali, sozinha, fora de qualquer contexto, não servia para grande coisa. Então, criou a mulher.

O nome da primeira mulher era Lilith. De personalidade forte, não se conformava em ter que ser subserviente a Adão e odiava ficar passeando pelada pelo Éden o dia inteiro sem ter absolutamente nada para fazer.

Lilith queria poder discutir sua relação com Adão, mas era imviável -- ele não queria de jeito nenhum. Na época, ainda não existia Terapia de Casais, e Deus era Intransigente e Tempestuoso demais para funcionar como Conselheiro. Adão era um horror. Cutruco como ele só, não dava a mínima para as reclamações de Lilith. Não se dava ao trabalho de discutir com ela, nem mesmo de discordar dela.

E então, um belo dia, cansada de ficar sempre por baixo sempre que pintava um rala e rola entre os dois -- outra de suas reclamações --, Lilith surtou e picou a mula dos Jardins do Éden. Deus, furioso, enviou 3 anjos meio bocós para seguí-la e trazê-la de volta. Pois não é que a danada da Lilith seduziu os três, fez deles anjos caídos, e os obrigou a viver na Terra a seu inteiro dispor, infernizando diariamente a vida de Adão e de sua nova mulher: uma criatura nada fogosa e totalmente desprovida de opiniões próprias chamada Eva...

Quase todas as referências a Lilith que existiam no texto original do Velho Testamento foram removidas durante o Concílio de Trento, por volta de 1560. Uma única referência escapou na revisão. Mas mesmo assim, Lilith sobreviveu no folclore de muitos povos, quase sempre associada às forças da natureza.

Na Babilônia, Lilith era uma Deusa da Noite, simbolizada pela Lua, muito querida pelo povo.

Para o povo hebreu, Lilith era uma parideira desenfreada que dava a luz diariamente a 300 crianças, além de ser também uma insaciável devoradora de homens, tão sedutora quanto castradora.

Para o Catolicismo da Idade Média, Lilith ganhou forma de serpente e de dragão, e simbolizava o mal.

Já na Mitologia Grega, ela é Hécate, uma demônia sedutora que guarda os Portões do Inferno e chega sempre montada num enorme cão de 3 cabeças.

E por aí vai...

O motivo de estar falando tanto disso aqui nesse texto sobre música é que, em meados dos anos 90, Lilith virou a inspiração para uma virada de mesa sensacional no showbiz pop americano -- que até então julgava “inadequado” uma atração feminina abrisse um show para outra atração feminina.

Quem iniciou o levante foi a cantora e compositora canadense Sarah McLachlan, que, no auge de sua popularidade, passou a exigir a contratação de artistas do sexo feminino para os promotores de suas tournées.

Como muitos se negaram a atendê-la, ela criou o Lilith Fair, um festival musical itinerante só com cantoras e compositoras que abrigava várias tendências musicais, e que foi um grande sucesso durante 3 ou 4 anos -- tempo suficiente para o showbiz rever alguns conceitos duvidosos e abrir mercado para muitas artistas do sexo feminino que estavam aguardando ansiosamente na fila por um lugar ao Sol.

As artistas de que vamos falar hoje ou são herdeiras diretas do legado do Lilith Fair -- Joan Wasser, Shannon McNally e Brandi Carlile --, ou tiveram suas carreiras revitalizadas graças ao poder de fogo do festival -- o caso de Sam Philips e Eliza Gilkyson.

Todas as cinco vieram dos quatro cantos da América, e são mulheres lindas, brigonas, admiráveis, extremamente talentosas e totalmente diferentes umas das outras.

O único traço que elas tem em comum é serem mulheres do tipo que Deus e Adão jamais aprovariam.






















ELIZA GiLKYSON
ROSES AT THE END OF TIME
Em seu filme “One Trick Pony”, de 1981, o cantor e compositor Paul Simon mostra a vida nada fácil de um artista veterano que está há muito tempo fora do foco da imprensa, mas, mesmo assim, nunca desiste de seguir estrada afora levando sua música para quem quiser ouvi-la. A longa carrera de Eliza Gilkyson tem um perfil semelhante. Aos 61 anos de idade, essa californiana razoavelmente bem conhecida na cena folk – mais como compositora do que como cantora --, se ressentia por nunca ter conseguido dar um passo muito além desse meio. De 2001 para cá, no entanto – desde que firmou base em Austin, TX, e passou a usar os serviços de seu filho Cisco como produtor --, o trabalho de Eliza Gilkyson começou a chamar a atenção de um público mais amplo e mais jovem. Em conseqüência disso, o tom de suas canções rejuveneceu também. Nesse seu novo LP, ela deixa os temas políticos meio de lado e apresenta um set de canções bem mais confessionais que o habitual, que vão do blues e do folk ao jazz e ao rock and roll, sempre com uma delicadeza ímpar e uma sensualidade arrebatadora. Se você não conhece Eliza Gilkyson, prepare-se para se apaixonar. “Roses At The End Of Time” tem esse poder.



















JOAN AS POLICE WOMAN
THE DEEP FIELD
Muitos compositores tem mania de fazer psicoterapia em suas canções, e isso costuma ser um tanto quanto aborrecido. Joan Wasser, no netanto, faz psicoterapia na cara dura em suas canções, e seu trabalho é tudo menos aborrecido. Uma das figuras mais inquietas da cena americana atual, essa violinista clássica, guitarrista, cantora, compositora e líder do grupo Joan As Police Woman brilhou forte em dois LPs excepcionais nos últimos anos: “Real Life”, sobre seu romance interrompido com Jeff Buckley, e “To Survive”, onde o tema recorrente é a relação com sua mãe, então recém falecida. Agora, aos 41 anos de idade, Joan está de volta com “The Deep Field”, mais uma incursão musical por esse blend curioso de soul music com indie rock que celebrizou a moça. É um trabalho bem mais arejado que os dois anteriores. Aqui, canções mais ou menos sombrias como “Flash” e “Down To Earth” contracenam com o altíssimo astral de números como “Nervous”, “Kiss The Espécifics”, “It´s Possible” e “Forever and a Year”. Sinal de que sua vida vai muito bem e a autoterapia está funcionando. Vamos torcer para que Joan não resolva dar alta para si própria de uma hora para outra. A julgar por “The Deep Field”, está tudo muito bem do jeito que está.



















SHANNON McNALLY
WESTERN BALLAD
Se Shannon McNally não existisse, seria preciso inventá-la. Essa bela novaiorquina de 38 anos formada em Antropologia pela NYU começou cantando e tocando seus blues e baladas informalmente nos nightclubs da cidade, até chamar a atenção de executivos ligados à Capitol Records em 2000. Lá, iniciou uma série de 7 LPs e 2 EPs onde passeia com galhardia por toda a musicalidade branca e negra do Sul e do Oeste dos Estados Unidos, desprezando fronteiras mercadológicas. Seus LP mais recente, “Western Ballad”, é certamente o melhor e mais ambicioso de todos. Com um repertório composto em parceria com o produtor Mark Bingham que aposta na diversidade musical, Shannon brilha com sua voz adorável mais uma vez em canções aparentemente desgarradas que, juntas, formam um “big picture” espetacular, resgatando a atmosfera dos discos clássicos de Gram Parsons gravados no início dos anos 1970. Impossível resistir ao charme cajun de “Tristesse Oubliée”, à melancolia country de “Rock and Roll Angel”, ao deleite soul de “Toast” e ao folk-pop etéreo de “High Western”. Como se isso não bastasse, a letra da faixa título é um belo poema de Allen Ginsberg que Bingham havia musicado anos atrás, mas ainda não tinha achado a voz certa para cantá-lo. Agora achou.



















SAM PHILIPS
CAMERAS IN THE SKY
Talvez vocês se lembrem de Sam Philips como a terrorista loura gelada do filme “Duro de Matar 3”, que faz “par romântico” com Jeremy Irons. Aquele foi talvez o maior mico da carreira de Sam Philips. Nascida há 49 anos em Glendale, California, ela começou gravando música cristã no início dos anos 1980 com seu nome verdadeiro, Leslie Philips. Em 1986, no entanto, cansou de todo aquele louvor e caiu na vida. Adotou seu apelido de infância, Sam, e recomeçou sua carreira na cena indie com um trabalho mais voltado para o acid-pop, contando com o aval precioso de amigos como Elvis Costello e Aimee Mann. Foi quando conheceu e se casou com o produtor musical T-Bone Burnett, seu parceiro em 5 LPs magníficos gravados para a Virgin e para a Nonesuch Aos poucos, conseguiu formar um público fiel na Inglaterra e no continente europeu, apesar de permanecer uma ilustre desconhecida na cena americana. Felizmente, ela já está mais do que conformada com isso, tanto que seu mais recente trabalho, “Câmeras In the Sky”, assumidamente low-budget, foi feito para ser comercializado somente pela web e em vinil. A voz aconchegante de Sam soa melhor ainda nessa moldura sonora menos carregada, ainda que extremamente melodiosa. “Câmera In The Sky” é mais uma coleção de canções envolventes e provocantes dessa loura nada aguada chamada Sam Philips, um dos tesouros (ainda) escondidos do pop angloamericano.



















BRANDI CARLYLE
LIVE AT THE BENAROYA HALL
Ninguém pode acusar Brandi Carlile de não correr riscos em sua carreira. Depois de ser considerada a grande revelação musical feminina de 2005 com seu disco de estréia -- e logo em seguida embarcar em duas aventuras musicais com produtores barra pesada como T-Bone Burnett e Rick Rubin --, ela agora volta num LP ao vivo com a Seattle Symphony Orchestra, redesenhando boa parte de seu repertório folk-pop num contexto musical mais classudo. É uma prova de fogo e tanto para a voz de Brandi, que nunca soou tão bela e contundente. Infelizmente, alguns excessos nos arranjos de orquestra provocaram baixas em canções outrora delicadas, como “Shadow On The Wall” e “Dreams”. Confesso que não consegui entender a intervenção vocal dos irmãos Tim e Phil Hanseroth -- sua banda --, numa versão de “The Sound Of Silence”, de Paul Simon, tão desnecessária quanto fora do contexto. Felizmente, Brandi salva tudo logo a seguir, fechando o set com uma releitura lindíssima de “Hallelujah”, de Leonard Cohen. Se quiserem um conselho, encerrem a audição por aí. É que o LP traz uma faixa secreta desastrosa: uma versão para piano e cello de “Forever Young”, hit abominável dos anos 1980. Cá entre nós, Brandi: cover do Alphaville, ninguém merece... Mas tudo bem, a moça é linda e talentosa e a gente perdoa.


PORTA RETRATO

“Acho engraçado a minha carreira ter começado a vingar depois dos 50 anos de idade. É uma sensação curiosa estar com 61 anos e ler artigos apaixonados pelo meu trabalho, como se eu fosse novidade. Dá um prazer enorme de estar viva. Não foi fácil chegar até aqui. Minha carreira foi interrompida diversas vezes, sempre à minha revelia. Fico feliz por nunca ter desistido.” (Eliza Gilkyson)
Align CenterAlign Center“O nome da minha banda é uma homenagem a Angie Dickinson, que fazia o seriado Police Woman na TV em meados dos anos 70. Eu não perdia um episódio. Dizia que, quando crescesse, queria ser uma mulher opulenta e intensa como Angie. Aí eu cresci.” (Joan Wasser)

“Adoro música. Para mim, é um elixir, você pode adicionar a ela o que quiser. Todos nós temos corações, e eles batem, e batem, e batem. Enquanto estamos vivos, fazemos sons o tempo todo. Isso é basicamente música. Música é apenas som.” (Shannon McNally)

“Essa idéia de oferecer assinatura do meu trabalho em vez de vender cds está indo bem. Ao longo desse primeiro ano, já produzi e entreguei aos assinantes do meu website 5 EPs e esse novo LP. Mas não sei se vou muito adiante com isso. Exige uma logística bastante complicada e onerosa. Não pretendo crescer como empresa. Quero apenas seguir adiante como artista.” (Sam Philips)

“Adorei trabalhar com T-Bone Burnett. A gente pensa que está indo para um lado e ele está conduzindo a gente para outro, completamente diferente. Ele é genial. Por onde ele passa, ele deixa um rastro de Tbone-ness(Brandi Carlile)

“Nunca imaginei que um dia iria ser popular no Canadá e na Inglaterra. Nunca imaginei que tantos artistas jovens iriam querer gravar minhas canções. Gosto de me sentir uma cidadã globalizada.” (Eliza Gilkyson)

“Sofri muito com a morte de Jeff Buckley, e mais ainda com a morte de minha mãe. Entrei em depressão, caí na bebida, me arrebentei toda, mas já purguei tudo o que me incomodava. Agora estou de volta, limpa e renovada.” (Joan Wasser)

“Eu adoro os escritores da beat generation. Tenho uma identidade muito forte com eles. Cantar uma canção feita a partir de um poema de Allen Ginsberg nesse novo LP foi a glória para mim.” (Shannon McNally)

“Eu sempre tive muita sorte em poder fazer todas as escolhas artísticas que achei necessárias ao longo da minha carreira. Mas, até por isso, e por não fazer concessões no meu trabalho, tenho certeza que não nasci para ser popstar.” (Sam Philips)

“As pessoas pensam em Seattle como uma cidade estritamente roqueira. Não é. É uma cidade que acolhe bem qualquer manifestação musical. Eu me sinto bem sendo uma artista do Noroeste americano. É uma honra.” (Brandi Carlile)



DISCOTECA

LPs ELIZA GILKYSON
Eliza Gilkyson (1969)
Pilgrims (1987)
Legends Of Rainmaker (1989)
Undressed (1994)
Redemption Road (1997)
Misfits (2000)
Hard Times In Babylon (2000)
More Than A Song (2002)
Land Of Milk & Honey (2004)
Paradise Hotel (2005)
Live From Austin TX (2007)
Your Town Tonight (2007)
Beautiful World (2008)
Roses At The End Of Time (2011)
http://www.elizagilkyson.com/

LPs JOAN AS POLICE WOMAN
Real Life (2006)
To Survive (2008)
The Deep Field (2011)
http://www.joanaspolicewoman.com/site/

LPs SHANNON McNALLY
Bolder Than Paradise (EP 2000)
Jukebox Sparrows (2002)
Run For Cover (2004)
Geronimo (2005)
North American Ghost Music (2006)
Live At The Jazz Fest (2007)
Coldwater (2009)
Western Ballad (2011)
http://shannonmcnally.com/

LPs SAM PHILIPS
Leslie Philips (1982)
Beyond Saturday Night (1983)
Dancing With Danger (1984)
Black & White In A Grey World (1985)
The Turning (1987)
The Undiscribable Wow (1988)
Cruel Inventions (1991)
Martinis & Bikinis (1994)
Omnipop (1996)
Fan Dance (2001)
A Boot & A Shoe (2004)
Don´t Do Anything (2008)
Cameras In The Sky (2001)
http://samphillips.com/

LPs BRANDI CARLILE
Brandi Carlile (2005)
The Story (2007)
Live At Neurmo’s (2007)
Give Up The Ghost (2009)
Live At The Benaroya Hall (2011)
http://www.brandicarlile.com/

AMOSTRA GRÁTIS















segunda-feira, junho 06, 2011

MANZAREK-ROGERS E TEDESCHI-TRUCKS: CAMARADAGENS MUSICAIS A TODA PROVA (por Chico Marques)


Uma teoria pessoal minha: o rock and roll só conseguiu sobreviver ao egocentrismo megalomaníaco que quase matou o gênero nos anos 1970 graças ao espírito de camaradagem herdado do pessoal do blues.

Ego de roqueiro é complicado. Sempre inflado demais e de difícil trato. O extremo oposto do ego do bluesman, que não está nem aí se alguém vai tentar roubar a cena dele no palco. Bluesman que é bluesman só quer saber de tocar, beber, se divertir, arrastar para casa alguma gostosona da platéia e, com um pouco de sorte, conseguir receber seu cachê depois do show.

Todos os grandes artistas de blues nunca negaram fogo para jovens músicos brancos. Muddy Waters, por exemplo, sempre deu acesso ao palco em seus shows aos então jovens e curiosos Paul Butterfield, Mike Bloomfield e Nick Gravenites. Existem fotos muito reveladoras -- e muito engraçadas -- de B B King chamando para o palco os então muito jovens guitarristas Eric Clapton e Jimi Hendrix -- ambos visivelmente acanhados com a honraria. É assim mesmo: músicos de rock and roll se assustam na hora de subir num palco de blues. Conhecem o poder de fogo musical dos negões e a facilidade com que improvisam em jams que podem durar 10, 15 minutos.

(cá entre nós: é altamente improvável que uma estrela de rock com o ego nas alturas e milhões no banco se disponha a correr o risco de fazer papel de bobo num palco onde jamais será figura principal, apenas um convidado)

Mas, mesmo assim, aos poucos o vírus do espírito colaborativo começou a se espalhar pela cena musical roqueira. Primeiro com as visitas à Inglaterra dos grandes mestres do blues americano, que adoravam contracenar com os músicos ingleses aficcionados no gênero, lá pelo final dos anos 1960. Depois, com o surgimento das primeiras jam bands americanas, como a Allman Brothers Band e o Grateful Dead. De repente, o medo de dividir o palco com músicos convidados em situações improvisadas se dissipou. Dos anos 1990 para cá, a camaradagem musical radicalizou, virando uma tendência irreversível -- quase uma regra -- na cena do rock and roll angloamericano.

A Allman Brothers Band, por exemplo, faz todo ano uma série de concertos no Beacon Theater, em Nova York, sempre no início de Maio, e tradicionalmente recebe todas as noites convidados especiais no palco. O Grateful Dead – agora simplesmente The Dead – é outro que vive constantemente em tournées sempre abrilhantadas por músicos de outras bandas que não resistem à tentação de passar bons momentos musicais ao lado deles. E tem ainda o Phish, a Dave Matthews Band, o My Morning Jacket, o Gov't Mule e dezenas de jam bands que nunca perdem uma oportunidade de encher seus palcos de amigos talentosos. Virou mania nacional.

Este é um momento curioso na cena musical americana, em que artistas antes avessos a jam sessions embarcam em projetos de colaboração meio que empurrados por uma tendência de mercado, e assim descobrem o prazer de improvisar em boa companhia.


É o caso de Ray Manzarek. Organista, pianista, compositor, arranjador e comandante dos Doors entre 1966 e 1973, ele esboçou um estilo musical calcado no blues e na música barroca que fornecia o tom de elevação que a poesia do frontman Jim Morrison pedia. Foi um sucesso estrondoso, como todos sabem. Quando Morrison morreu, Manzarek tentou seguir adiante com trabalhos solo muito autocentrados, que infelizmente não deram muito certo -- tanto que ele acabou optando por trabalhar apenas como produtor e arranjador.

Daí em diante, passou a separar seu trabalho como compositor -- fornecendo molduras musicais para poetas como Michael McGlure -- de seu trabalho como instrumentista -- sempre arrojado e dinâmico, mas invariavelmente vinculado a seu passado com os Doors. Convidado pelo exímio guitarrista (também) californiano Roy Rogers para se juntar à sua banda, Manzarek viu alí sua chance de fugir de uma armadilha – muito rentável, diga-se passagem -- que amordaçou sua carreira durante anos: a de ser o curador do espólio musical dos Doors. Não pensou duas vezes. Jogou os Doors para escanteio por uns tempos, desceu do pedestal e topou a brincadeira.


Não podia ter tomado uma decisão melhor. “Translucent Blues”, segundo LP que os dois gravam juntos, é tão bom e tão vigoroso que faz com que a colaboração anterior gravada 3 anos atrás pareça um simples aperitivo. Não é um disco de blues, como o título sugere, e sim um passeio musical por diversas vertentes do rock californiano, onde o passado de Manzarek nos Doors e a experiência de Rogers como comandante da banda de John Lee Hooker por quase 20 anos se unem numa alquimia musical perfeita. Não se assustem se “Game Of Skill” e “New Dodge City Blues” lembrarem números clássicos dos Doors, ou se “Hurricane” lembrar certas investidas de John Lee Hooker em “The Healer”. É tudo intencional mesmo. Mas o contexto é totalmente brincalhão e inusitado.

O espírito aventuresco impera em “Translucent Blues”. É no mínimo curioso ver os dois imitando George Benson e Brother Jack McDuff na faixa instrumental “Na Organ, a Guitar And A Chicken Wing”, ou reinventando padrões musicais que Lowell George e Bill Payne desenvolveram para o Little Feat em números funky como “Tension” e “Those Hits Just Keep On Coming”. Agora, que está desobrigado de comandar uma banda, Manzarek, aos 72 anos de idade, se diverte conspirando contra a seriedade e a sisudez de Rogers, que, aos 61 anos, tenta colocar um pouco de método na loucura musical de Manzarek. E os dois se divertem um bocado fazendo isso. E quem está escutando, também!


Já a associação musical entre Derek Trucks e Susan Tedeschi não é novidade para quem acompanha há alguns anos as carreiras desses dois craques da guitarra. Casados na vida real, era apenas uma questão de tempo até que decidissem unir também suas carreiras e bandas numa coisa só, já que um vinha integrando a banda do outro há algumas tournées.

Pois foi assim que surgiu a enorme Tedeschi Trucks Band, com nada menos que 11 integrantes, dentro do espírito de camaradagem musical da lendária banda americana Delaney & Bonnie & Friends -- uma empreitada que já estava em gestação nos últimos LPs solos de Derek Trucks, e que agora se consolida definitivamente.


Confinar Derek Trucks em um segmento musical sempre foi uma tarefa árdua. Dono de um estilo que desafia definições, esse jovem guitarrista de Jacksonville, Florida, com apenas 32 anos de idade já é responsável por uma discografia bastante sólida, com nove discos impressionantes lançados de 1997 para cá, além de dividir a cena com o veterano guitarrista Warren Haynes na linha de frente da lendária Allman Brothers Band -- banda da qual seu tio, Butch Trucks, fez parte na década de 1970.

Sua música é uma combinação demolidora de fogo, improvisação e delicadeza num blend musical único de rock, blues e jazz. E o que é mais impressionante -- para mim, pelo menos -- é que, em seus LPs solo, Derek parece estar sempre fugindo de fórmulas que tornem sua música mais simples de ser absorvida pelos fãs de seu trabalho na Allman Brothers Band -- que, diga-se de passagem, não reclamam dele jamais.

Susan Tedeschi é um caso tão interessante quanto o dele. Exímia guitarrista e compositora, essa bostoniana de 41 anos de idade foi, por muito tempo, prejudicada por possuir um timbre vocal muito semelhante ao de Bonnie Raitt. Só recentemente, quando gravou “Angel From Montgomery”, de autoria de John Prine, que havia sido um grande sucesso na voz de Bonnie Raitt, é que essa má impressão começou a se dissipar, e suas habilidades passaram a ser consideradas com menos ranhetice pela crítica.

E então, de LP em LP, e de tournée em tournée, Susan foi conseguindo forjar um público só seu, deixando claro que não está na cena musical a passeio. Em 1995, gravou seu primeiro trabalho para um selo não-independente – no caso, a Verve Records --, e desde então segue em alta tanto na cena do blues quanto na cena roqueira – eclipsando inclusive sua própria mentora, Bonnie Raitt.


“Revelator”, esse primeiro trabalho da Tedeschi Trucks Band, funciona como um mix entre o Soul de Memphis e o Blues do Delta do Mississipi, mas é também uma prova de fogo para esse casal de jovens músicos, que iniciaram suas carreiras bem cedo, aos 13 anos de idade. Cantar diante de uma banda tão grande, e com tantos metais, é novidade para Susan -- e ela se sai muito bem nessa empreitada. Conseguir encaixar seus dramáticos solos de guitarra slide em arranjos feitos para uma banda tão grande também é novidade para Derek -- e ele tira isso de letra com uma destreza comparável à de seu “tio” Duane Allman nas guitarradas hoje clássicas que promovia nos estúdios Muscle Schoals, sempre que era requisitado por artistas de soul music nos anos 1960.

Quanto à banda... bem, a banda é simplesmente impecável. Todos brilham por igual na enorme Tedeschi Trucks Band, o que é surprendente. E as canções são perfeitas. Enquanto "Don't Let Me Slide", "Simple Things" e "Shelter" passeiam com certa ternura pela vida cotidiana do casal, números mais perigosos como "Midnight In Harlem" e "Ball & Chain" revelam a barra pesada de se viver na estrada dois terços de cada ano. Se bem que, no final das contas, o que predomina são as canções de amor, como "Until You Remember", "Love Has Something To Say" e "Learn How To Love", todas com a delicadeza que é marca registrada do trabalho de Susan Tedeschi.

Acreditem, "Revelator" é um trabalho de colaboração precioso, que resgata em grande estilo o som atemporal da clássica banda do casal Delaney & Bonnie Bramlett. Definitivamente, um time de músicos que vale o quanto pesa.

Diante de todos os argumentos apresentados, eu diria que temos aqui dois perfis bem distintos de camaradagem musical.

A dobradinha de Ray Manzarek com Roy Rogers funciona como uma provovação musical entre dois músicos de backgrounds extremamente diferentes, que se divertem tentando achar um meio termo possível entre eles.

Já a dobradinha de Susan Tedeschi e Derek Trucks é um "labor of love" genuíno -- algo muito difícil de definir em palavras, mas com uma grandeza musical indiscutível.

Se camaradagem é sinônimo de troca, e troca sempre soma, o que podemos concluir é que todos os envolvidos -- Ray Manzarek, Roy Rogers, Susan Tedeschi e Derek Trucks, e nós também -- saem no lucro com esses dois LPs superlativos, muito inspirados, extremamente bem resolvidos, que deitam e rolam no espírito alegre e sempre colaborativo do blues.

Benvindos à festa.



PORTA-RETRATOS


“Um dos chaves para a música dos Doors ser tão boa é que nós tocávamos muito bem juntos, e ouvíamos uns aos outros extremamente bem. Nunca funcionamos na base do 'Cada um por si, aumente o volume, 1, 2 , 3, já!' Não, nós ouvíamos carinhosamente o que o outro estava tocando.” (Ray Manzarek)


"Quando estou tocando, a última coisa que passa na minha cabeça é se estou satisfazendo o público ou não. É um lance totalmente egoísta. E quanto mais perto você chega de se satisfazer plenamente com o que está tocando, mais universal é a sua maneira que você encontrou de se comunicar através da música.” (Roy Rogers)


“Nesses dois últimos anos, devo ter tocado perto de 300 noites – algumas com os Allmans, outras com Phil Lesh e muitas com a Tedeschi Trucks Band. A banda estava tinindo quando estávamos chegando a Chicago para uma série de shows. Daí, conseguimos reservar um bom estúdio e gravamos todo esse disco praticamente ao vivo no estúdio em poucos dias. Odeio quando a gravadora chega com um estúdio agendado e diz que temos que começar a gravar daqui a 10 dias. Nunca funciona direito. O certo é gravar quando a banda está realmente pronta para isso. Como fizemos nesse disco.” (Derek Trucks)


“Esse disco é como se fosse a aventura recente de nossas vidas. As canções foram quase todas compostas na estrada e falam de amor, proteção, esperança e até de descanso. Aliás, esse disco parece para mim uma seqüência de canções com temas correlacionados. É como se estivéssemos contando uma longa história em pequenos episódios aconchegantes de 4 ou 5 minutos cada. É assim que vejo esse disco, Revelator. Estou muito feliz por ter participado dele.” (Susan Tedeschi)


Paul Rothchild gostava de me irritar dizendo que o órgão de Riders On The Storm parecia cocktail jazz. Hoje, muitos anos mais tarde, trabalhando com Roy Rogers, penso naquilo e acho que ele até estava certo. Curiosamente, foi justamente essa levada cocktail lounge de alguns números dos Doors que ajudaram a banda a não ficar datada, e permanecer sempre atual.” (Ray Manzarek)


Ray Manzarek acha engraçado eu tê-lo chamado para trabalhar comigo sem nunca ter sido admirador do trabalho dos Doors, mas é a pura verdade. Nos anos 1960, eu estava completamente focado no blues, só ouvia Howlin' Wolf, Muddy Waters, John Lee Hooker, Bobby Blue Bland... Mas hoje eu ouço a música dos Doors com muita atenção e muito carinho.” (Roy Rogers)


“Cair na estrada dividindo a mesma banda com Susan Tedeschi é perfeito. Ia ser muito difícil para nós, individualmente, conseguir programar nossas tournées a ponto de conseguir fazer com que as paradas para descansar coincidissem. Agora isso está resolvido, e da melhor maneira possível. Ela é uma artista magnífica. É um privilégio estar ao lado dela em mais essa empreitada.” (Derek Trucks)


“Sinto que estou cantando cada vez melhor, até porque estou menos pressionada a desempenhar na guitarra agora que tenho na minha banda meu marido, Derek Trucks, que é simplesmente o melhor guitarrista deste mundo. Aliás, é uma honra fazer parte dessa banda maravilhosa.” (Susan Tedeschi)


DISCOGRAFIAS


















LPS RAY MANZAREK


The Doors (com The Doors 1967)
Strange Days (com The Doors 1968)
Waiting For The Sun (com The Doors 1968)
The Soft Parade (com The Doors 1969)
Morrison Hotel (com The Doors 1970)
L A Woman (com The Doors 1971)
Absolutely Live (com The Doors 1972)
Other Voices (com The Doors 1972)
Full Circle (com The Doors 1973)
The Golden Scarab (1974)
The Whole Thing Started With Rock & Roll (1975)
Nite City (com Nite City 1977)
An American Prayer (com The Doors 1978)
Alive She Cried (com The Doors 1979)
Carmina Burana (1983)
Love Lion (com Michael McClure 1993)
Atonal Head (2006)
Love Her Madly (OST 2006)
Ballads Before The Rain (com Roy Rogers 2008)
Live In Vancouver, 1970 (com The Doors 2010)
Translucent Blues (com Roy Rogers 2011)
http://www.raymanzarek.us/


















LPS ROY ROGERS


Chops Not Chaps (1986)
Slidewinder (1988)
Blues On The Range (1989)
Roy Rogers & Norton Buffalo (com Norton Buffalo 1991)
Traveling Tracks (com Norton Buffalo 1992)
Slide Of Hand (1993)
Slide Zone (1994)
Rhythm & Groove (1996)
Pleasure + Pain (1998)
Everybody´s Angel (1999)
Roy Rogers & Shana Morrison (2001)
Slideways (2002)
Roots Of Our Nature (com Norton Buffalo 2002)
Live At The Sierra Nevada Big Room (2004)
Ballads Before The Rain (com Ray Manzarek 2008)
Split Decision (2009)
Translucent Blues (com Ray Manzarek 2011)
http://www.roy-rogers.com/


















LPS DEREK TRUCKS


The Derek Trucks Band (1997)
Out Of The Madness (1998)
Peakin´ At The Beacon (com Allman Bros. 2000)
Joyful Noise (2002)
Hittin´ The Note (com Allman Bros. 2003)
Soul Serenade (2003)
Live At Georgia Theatre (2004)
One Way Out (com Allman Bros. 2004)
Songlines (2006)
Already Free (2009)
Roadsongs (2010)
Revelator (com Tedeschi Trucks Band 2011)
http://www.derektrucks.com/


















LPS SUSAN TEDESCHI


Just Won't Burn (1998)
Better Days (1998)
Wait For Me (2002)
Live From Austin TX (2004)
Hope & Desire (2005)
Back To The River (2008)
Revelator (com Tedeschi Trucks Band 2011)
http://www.susantedeschi.com/





AMOSTRAS GRÁTIS