terça-feira, abril 02, 2019

SÃO SERGE GAINSBOURG








Serge Gainsbourg, nome artístico de Lucien Ginzburg foi um músico, cantor, ator, diretor, pintor, poeta e compositor francês. Famoso por ser uma das figuras mais importantes da música popular francesa, ele era frequentemente famoso pelos seus trabalhos provocativos e escandalosos. Também era conhecido por ser um artista talentoso que trabalhou com diversos gêneros da música, tais como jazz, mambo, rock and roll, reggae, disco, new wave, pop e yé-yé e funk. Gainsbourg tinha um estilo musical único e individualista difícil de categorizar. Escreveu canções para diversos intérpretes, dentre os quais destacam-se Juliette Gréco, Françoise Hardy, France Gall, Brigitte Bardot, Jacques Dutronc, Catherine Deneuve, Alain Chamfort, Alain Bashung, Anna Karina, Isabelle Adjani, Vanessa Paradis e para sua esposa Jane Birkin, mãe da sua filha Charlotte Gainsbourg.

Nascido em Paris, França, Gainsbourg era filho de migrantes judeus-ucranianos, que fugiram para Paris após a revolução russa de 1917. Joseph Ginsburg, seu pai, era músico de formação clássica, cujo trabalho era tocar piano em cassinos e cabarés da cidade luz. Este ensinou seus filhos a tocaram piano, Gainsbourg e sua irmã gêmea Liliane.

A infância de Gainsbourg foi profundamente afetada pela ocupação da Alemanha Nazista sob a França na segunda guerra mundial. A estrela amarela, usada como símbolo para identificar judeus, assombrou o jovem Gainsbourg, somente anos mais tarde ele foi capaz de usar o símbolo e as experiências vividas como inspiração criativa para sua obra.

Durante a ocupação alemã, a família judia foi capaz mover se de Paris para Limoges, viajando com documentos falsos. Limoges estava na zona livre sob a administração do governo Vichy, porém a mesma era ainda um refúgio perigoso para os judeus. Após a guerra, Gainsbourg conseguiu trabalho ensinando música e pintando em uma escola fora de Páris, em Mesnil-Le-Roi. A escola foi criada sob supervisão dos rabinos locais, para as crianças órfãs de deportados assassinados. Aqui Gainsbourg escutou relatos nazistas sobre perseguição e genocídio. Antes dos 30 anos de idade, Gainsbourg foi um pintor desiludido, mas que ganhava a vida tocando piano em bares.

Fumante inveterado, alcoólatra assumido, Gainsboug previu, numa entrevista ao jornal francês Libération, que morreria do coração em 1990. Errou por pouco, em 2 de março de 1991, morreu de ataque cardíaco. Foi sepultado na seção judaica do cemitério Montparnasse em Paris. O presidente francês, François Mitterrand disse sobre ele na ocasião "Ele foi nosso Baudelaire, nosso Apollinaire... Ele elevou a música ao nível de arte". Sua casa é um endereço bem conhecido, frequentemente é coberta por grafitis e poemas.




Desde sua morte, a música de Gainsbourg tem alcançado status de lendária na França, e ganhado seguidores no mundo da língua inglesa, com inúmeros artistas influenciados pelo seus arranjos. (da Wikipedia)


 
 
 
 
 


STUDIO ALBUMS
1958   Du chant à la une   
1959   N°2
1961    L'Étonnant
1962   Serge Gainsbourg N°4
1963   Gainsbourg Confidentiel 
1964   Gainsbourg Percussions 
1968   Bonnie & Clyde (with Brigitte Bardot)
1968   Initials B.B.
1969   Jane Birkin/Serge Gainsbourg   
1971    Histoire de Melody Nelson
1973   Vu de l'extérieur
1975    Rock around the bunker 
1976   L'Homme à tête de chou 85
1979   Aux armes et cætera
1981    Mauvaises nouvelles des étoiles
1984   Love on the Beat
1987   You're Under Arrest

LIVE ALBUMS
1980: Enregistrement public au Théâtre Le Palace
1986: Gainsbourg Live (Casino de Paris)
1989: Le Zénith de Gainsbourg
2009: 1963 Théâtre des Capucines

SELECTED FILM SCORES

1967: Anna
1968: Le Pacha
1969: Slogan
1970: Cannabis (instrumental)
1976: Je t'aime moi non plus – Ballade de Johnny-Jane (instrumental)
1977: Madame Claude (instrumental)
1977: Goodbye Emmanuelle (instrumental)
1980: Je vous aime (only three pieces sung by Gainsbourg)

1986: Putain de film ! – B.O.F. Tenue de soirée


segunda-feira, abril 01, 2019

SÃO RONNIE LANE





Ronnie Lane nasceu no East End de Londres. Após deixar a escola aos 16 anos, conheceu Kenney Jones em um pub, e eles formaram um grupo chamado "The Outcasts". Inicialmente guitarrista-base, não demorou muito para que decidisse passar para o baixo. Em 1965, durante uma visita ao J60 Music Bar em Manor Park, Londres, procurando por um baixo novo, Lane conheceu Steve Marriott, um funcionário do lugar. Ele comprou o baixo, e foi para a casa de Marriott ouvir alguns discos; foi então que Marriott o apresentou à sua coleção de álbuns da Motown e da Stax. Os dois decidiram formar uma banda, convidando seus amigos Jones (bateria) e Jimmy Winston (que passou da guitarra para o órgão). Marriott foi escolhido para ser o vocalista.

Os Small Faces logo progrediram dos ensaios para apresentações em bares, passando para shows profissionais. A banda lançou vários singles de sucesso, como "Tin Soldier, "Sha-La-La-La-Lee" e "Itchkoo Park", mas terminou em 1969 com a saída de Marriott. Para seu lugar foi convidado Rod Stewart, e o grupo então passou a se chamar The Faces.

Lane deixou os Faces em 1973 e montou sua própria banda, Slim Chance, gravando o álbum Anymore For Anymore, demonstrando influências de rock britânico, folk e country. Depois de um sucesso inicial com os compactos "How Come" e "The Poacher", ele assinou contrato com a Island Records, lançando Ronnie Lane's Slim Chance e One For The Road. Gravou um álbum com Pete Townshend, Rough Mix, e um último disco solo, See Me.

Ronnie foi diagnosticado com esclerose múltipla no final dos anos 70 (sua mãe também sofria da mesma doença), e em 1983 passou a utilizar cadeira de rodas. Devido ao alto custo financeiro de seu tratamento, seus amigos organizaram um show de caridade no Royal Albert Hall, o A.R.M.S. Concert, apresentando Eric Clapton, Jimmy Page, Steve Winwood, Bill Wyman, Charlie Watts e Kenney Jones, entre outros.

Lane se mudou para o Texas em 1984, onde o clima era mais benéfico à sua saúde, e se esforçou para continuar tocando, se apresentando pela última vez em 1992 em um show de Ron Wood. Rod Stewart continuava a fazer doações para o tratamento de Ronnie, pois os ex-integrantes do The Small Faces não recebiam os royalities por seu trabalho (resultado de um contrato com a gravadora Immediate). Graças aos esforços do baterista Kenney Jones, os dois integrantes sobreviventes eventualmente conseguiram receber seus direitos nos anos 90.


Um álbum de gravações ao vivo para a BBC estava prestes a ser lançado para arrecadar fundos para seu tratamento quando Lane morreu de pneumonia em 4 de junho de 1997. Encontra-se sepultado no Cemitério Maçônico, Trinidad, Colorado nos Estados Unidos. (da Wikipedia)






STUDIO ALBUMS
1974 - Anymore for Anymore
1974 - Ronnie Lane's Slim Chance
1976 - One for the Road
1979 - See Me

LIVE ALBUMS
1997 - You Never Can Tell (The BBC Sessions)
2000 - Live in Austin
2001 - Rocket 69 (ao vivo na TV alemã)

ANTOLOGIES
1997 - Kuschty Rye (The Singles 1973-1980)
1999 - Tin and Tambourine
1999 - April Fool
2001 - How Come
2003 - Ain't No One Like
2006 - Just For a Moment

COLLABORATIONS
1970 - Happy Birthday (com Pete Townshend)
1972 - I Am (com Pete Townshend)
1976 - Mahoney's Last Stand (com Ronnie Wood)
1976 - With Love (com Pete Townshend)
1977 - Rough Mix (com Pete Townshend)
1980 - The Legendary Majik Mijits (com Steve Marriott)

domingo, março 17, 2019

O FOLK SINGER QUE CRIOU A PRIMEIRA JUG BAND PSICODÉLICA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE FAZ ANIVERSÁRIO HOJE








BIOGRAFIA ESCRITA POR WILLIAM RUHLMANN
(para traduzir, recomendamos o Google Translator)

John Sebastian has had a varied career as a singer, songwriter, and musician. As the leader of the folk-rock band the Lovin' Spoonful, he was responsible for a string of Top Ten hits in 1965-1967 that included the chart-toppers "Daydream" and "Summer in the City," and he returned to number one in 1976 as a solo artist with "Welcome Back." He wrote or co-wrote those hits as well as many others, along with songs used on Broadway and in the movies. And as an instrumentalist, primarily playing harmonica, he has accompanied a wide range of artists including Judy Collins, Crosby, Stills & Nash, the Doors, Bob Dylan, the Everly Brothers, Art Garfunkel, Gordon Lightfoot, Laura Nyro, Graham Parker, Dolly Parton, Peter, Paul & Mary, John Prine, and Bonnie Raitt.

Sebastian's father was a classical harmonica player, his mother a writer of radio shows. He grew up in Greenwich Village, where he applied the knowledge of the harmonica he gleaned from his father to the music of the folk revival that was taking place in his neighborhood in the late '50s and early '60s. By the age of 16, he was stepping onto the stages of coffeehouses and folk clubs, and by the age of 18 he was appearing as a sideman on recordings. In 1964, he joined the Even Dozen Jug Band, which made a self-titled album for Elektra Records before splitting up. He was also briefly in the Mugwumps, along with future Lovin' Spoonful guitarist Zal Yanovsky and future members of the Mamas and the Papas Cass Elliot and Denny Doherty. In the winter of 1964-1965, he and Yanovsky began assembling the quartet that would become the Lovin' Spoonful, eventually adding bass player Steve Boone and drummer Joe Butler. In the meantime, he continued his session work, including playing bass on Bob Dylan's first electric album, Bringing It All Back Home.

The Lovin' Spoonful signed to Kama Sutra Records (an offshoot of MGM Records) and in the summer of 1965 released their first single, "Do You Believe in Magic," on which he sang lead vocals (as he did on all the group's singles while he was a member, in addition to writing or co-writing all their hits). It peaked in the Top Ten, and so did its follow-up, "You Didn't Have to Be So Nice," while a Do You Believe in Magic album, released in the fall, spent eight months in the charts. The third Lovin' Spoonful single, "Daydream," was a number one hit, accompanied by a Daydream LP that reached the Top Ten. The group's fourth single, "Did You Ever Have to Make Up Your Mind?," had already appeared on Do You Believe in Magic, but that didn't keep it from reaching the Top Five, and the fifth single, the timely "Summer in the City," became a gold-selling number one hit upon its release in the summer of 1966. The next Lovin' Spoonful release was a soundtrack album for the Woody Allen film What's Up, Tiger Lily?, released in September. Then came their sixth consecutive Top Ten hit, "Rain on the Roof," followed by their seventh, "Nashville Cats," which reached its peak in January 1967, simultaneous with a Top 20 showing for the band's third album, Hums of the Lovin' Spoonful, which spent six months in the charts. In the spring, the Lovin' Spoonful scored a second motion picture, Francis Ford Coppola's You're a Big Boy Now, from which came their next single, the Top 20 hit "Darling, Be Home Soon." "Six O'Clock" gave them another Top 20 hit by June.

That summer, the band ran into difficulties. Yanovsky and Boone were arrested on drug charges, resulting in Yanovsky's departure from the group; his replacement was Jerry Yester. They also parted ways with their producer, Erik Jacobsen. "She's Still a Mystery" became their eleventh consecutive Top 20 hit in November, but Sebastian was becoming dissatisfied, and after completing a fourth LP, Everything Playing (which produced a minor chart entry in "Money"), released at the end of the year, he quit the band. During 1968, he began working on solo material, considering, but ultimately rejecting, an offer to join a trio of his friends who went on to become Crosby, Stills & Nash. He also wrote some songs used in a Broadway play, Jimmy Shine, starring Dustin Hoffman; among them was "She's a Lady," a minor chart entry for him at the end of 1968. That single was released on Kama Sutra, but Sebastian had determined to leave the label and he signed to Warner Bros. Records' Reprise subsidiary. Kama Sutra, however, felt he still owed them an album, and a legal battle ensued which delayed the release of his debut solo album for a year. Although Reprise won the right to release John B. Sebastian, and did so in January 1970, Kama Sutra's parent company, MGM, using second-generation tapes of the record in its possession, also put out its own version of the LP, which was then withdrawn.

In the meantime, Sebastian had made an inadvertent but memorable appearance at the Woodstock Festival in August 1969. Not scheduled to appear, but nevertheless present backstage (and somewhat the worse for wear due to recreational drug use), he was pressed into service during a set change and gave a brief, well-received performance. Hobbled by the MGM counterfeit, John B. Sebastian nevertheless managed to make the Top 20 in the spring of 1970 and Sebastian's solo career really took off when he was featured on the chart-topping Woodstock soundtrack album in May and in the documentary film that opened in August. Unfortunately, MGM wasn't through harassing him. The label obtained a tape of a concert he performed in July 1970 and released it under the title John Sebastian Live. Another legal battle ensued, and this album too was withdrawn. But Sebastian was determined to put out a competing album as well, and the result was Cheapo-Cheapo Productions Presents Real Live John Sebastian, released in March 1971. Both albums took advantage of the singer's iconic status as a rock festival favorite, brandishing his acoustic guitar, wearing a tie-dyed denim suit, and pleasing giant crowds at such Woodstock-like events as the Atlanta Pop Festival, the Isle of Wight Festival, and the Festival of Life in 1970-1971.

Sebastian released his second studio album, The Four of Us, in August 1971, featuring the ambitious title track, which took up all of side two; it sold disappointingly. Tarzana Kid, which followed in September 1974, missed the charts entirely, and Sebastian's recording career was virtually moribund when he was asked to write a theme song for a new television series, Welcome Back, Kotter, which premiered in September 1975. Sebastian was also heard singing his song, "Welcome Back," over the credits each week. Welcome Back, Kotter became a success, and Reprise released a single version of the song, which topped the charts in May 1976 and went gold. A Welcome Back LP also returned Sebastian to the album charts. But that disc completed his recording contract, and "Welcome Back" proved to be a one-off success rather than a real commercial comeback.

For the next 17 years, Sebastian performed concerts, made guest appearances on other artists' records, and did occasional soundtrack work. In 1993, the independent Shanachie Records label finally put out his fifth studio album, Tar Beach. He then teamed up with a group of old friends and returned to playing the jug band music he had started with back in Greenwich Village more than 30 years before, forming a group he called John Sebastian and the J-Band and issuing I Want My Roots (1996) and Chasin' Gus' Ghost (1999). As part of the Lovin' Spoonful, he was inducted into the Rock and Roll Hall of Fame in 2000.




Discografia
Do You Believe In Magic?
(com Lovin’ Spoonful, 1965)
Daydream
(com Lovin’ Spoonful, 1966)
 Hums Of Lovin’ Spoonful
(com Lovin’ Spoonful, 1966)
You’re A Big Boy Now
(com Lovin’ Spoonful, 1967)
Revelation Revolution 69
(com Lovin’ Spoonful, 1968)
Everything Playing
(com Lovin’ Spoonful, 1968)
John B Sebastian (1970)
John Sebastian Live (1970)
The Real Live John Sebastian (1971)
The Four Of Us (1972)
Tarzana Kid (1974)
Welcome Back (1976)
King Biscuit Flower Hour (1979)
Blues Harmonica (1982)
Tar Beach (1993)
I Want My Roots (1996)
Chasin’ Gus’ Ghost (1999)
One Guy, One Guitar (2001)
Satisfied (2007) 






sábado, março 16, 2019

O GUITAR HERO MAIS ICONOCLASTA E MAIS ECLÉTICO DE TODOS OS TEMPOS FAZ ANIVERSÁRIO







BIOGRAFIA ESCRITA POR STEVE HUEY
(para traduzir, recomendamos o Google Translator)

Whether serving as a session musician, solo artist, or soundtrack composer, Ry Cooder's chameleon-like fretted instrument virtuosity, songwriting, and choice of material encompass an incredibly eclectic range of North American musical styles, including rock & roll, blues, reggae, Tex-Mex, Hawaiian, Dixieland jazz, country, folk, R&B, gospel, and vaudeville. In addition to his American music bona fides, Cooder is an unofficial American cultural ambassador: He was partially responsible for bringing together the Cuban musicians known globally as the Buena Vista Social Club, recording with Ali Farka Toure, Vishwa Mohan Bhatt, and Manuel Galban, to name scant few. During the '80s and '90s he was a celebrated film composer, scoring works such as Walter Hill's The Long Riders, Wim Wenders' Paris, Texas and The End of Violence, and Tony Richardson's The Border. Since 1989, he has won six Grammy Awards and been nominated for many more in genres ranging from children's music and folk, to Latin (pop and traditional), Americana, and world music. Among his most notable albums in the 21st century were the conceptual albums Chavez Ravine, about an LA neighborhood bulldozed to make way for bringing the Dodgers baseball team to Los Angeles, and San Patricio with the Chieftains, about a band of immigrant Irish soldiers that deserted the American Army during the Mexican-American War to fight for the other side.

The 16-year-old Cooder began his career in 1963 in a blues band with Jackie DeShannon and then formed the short-lived Rising Sons in 1965 with Taj Mahal and Spirit drummer Ed Cassidy. Cooder met producer Terry Melcher through the Rising Sons and was invited to perform at several sessions with Paul Revere & the Raiders. During his subsequent career as a session musician, Cooder's trademark slide guitar work graced the recordings of such artists as Captain Beefheart (Safe as Milk), Randy Newman, Little Feat, Van Dyke Parks, the Rolling Stones (Let It Bleed, Sticky Fingers), Taj Mahal, and Gordon Lightfoot. He also appeared on the soundtracks of Candy and Performance.

Cooder made his debut as a solo artist in 1970 with a self-titled album featuring songs by Leadbelly, Blind Willie Johnson, Sleepy John Estes, and Woody Guthrie. The follow-up, Into the Purple Valley, introduced longtime cohorts Jim Keltner on drums and Jim Dickinson on bass, and it and Boomer's Story largely repeated and refined the syncopated style and mood of the first. In 1974, Cooder produced what is generally regarded as his best album, Paradise and Lunch, and its follow-up, Chicken Skin Music, showcased a potent blend of Tex-Mex, Hawaiian, gospel, and soul, and featured contributions from Flaco Jimenez and Gabby Pahinui. In 1979, Bop til You Drop was the first major-label album to be recorded digitally. In the early '80s, Cooder began to augment his solo output with soundtrack work on such films as Blue Collar, The Long Riders, and The Border; he has gone on to compose music for films such as Paris, Texas, Streets of Fire, Alamo Bay, Blue City, Crossroads, Cocktail, Johnny Handsome, and Steel Magnolias, among others. Music by Ry Cooder (1995) compiled two discs' worth of highlights from Cooder's film work.

In 1992, Cooder joined Keltner, John Hiatt, and renowned British tunesmith Nick Lowe, all of whom had played on Hiatt's Bring the Family, to form Little Village, which toured and recorded one album. Cooder turned his attention to world music, recording the album A Meeting by the River with Indian musician V.M. Bhatt. Cooder's next project, a duet album with renowned African guitarist Ali Farka Touré titled Talking Timbuktu, won the 1994 Grammy for Best World Music Recording.

His next world crossover would become one of the most popular musical rediscoveries of the 20th century. In 1997, Cooder traveled to Cuba to produce and play with a group of son musicians who had little exposure outside of their homeland. The resulting album, Buena Vista Social Club, was a platinum-selling international success that made stars of Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, and Rubén González, and earned Cooder another Grammy. He continued to work on projects with his Buena Vista bandmates, including a collaboration with Manuel Galbán in 2003 titled Mambo Sinuendo. His other work in the 2000s included sessions with James Taylor, Aaron Neville, Warren Zevon, and Spanish diva Luz Casal.

In 2005, Cooder released Chavez Ravine, his first solo album since 1987's Get Rhythm; the album was the first entry in a trilogy of recordings about the disappearance of Los Angeles' cultural history as a result of gentrification. Chavez Ravine was followed by My Name Is Buddy in 2007, and the final chapter in the saga I, Flathead in 2009. In 2010, Cooder was approached by Paddy Moloney of the Chieftains to produce an album. Moloney had been obsessed with an historical account of the San Patricios, a band of immigrant Irish soldiers who deserted the American Army during the Mexican-American War in 1846 to fight for the other side, against the Manifest Destiny ideology of James Polk's America. Cooder agreed and the result was San Patricio, which brings this fascinatingly complex tale to life. In early 2011, Cooder was taken by a headline about bankers and other moneyed citizens who'd actually profited from the bank bailouts and resulting mortgage and economic crisis, and wrote the song "No Banker Left Behind," which became the first song on 2011's Pull Up Some Dust and Sit Down, an album that reached all the way back to his earliest recordings for musical inspiration while telling topical stories about corruption -- political and social -- the erasure and the rewriting of American history, and an emerging class war. A month after its release, Beat poet Lawrence Ferlinghetti's fabled City Lights publishing house issued Cooder's first collection of short fiction entitled Los Angeles Stories. He continued to follow his socio-political muse with Election Special, released in the summer of 2012, and in 2013 released Live in San Francisco, his first live album in 35 years, with Corridos Famosos (son Joachim on percussion, Flaco Jimenez on accordion, Robert Francis on bass, and vocalists Terry Evans, Arnold McCuller, and Juliette Commagere). The ten-piece Mexican brass band La Banda Juvenil also guested. In 2014, Rhino Records offered an epic-scale look at Cooder's work in film scoring with Soundtracks, a seven-disc box set compiled from his movie music of the '80s and '90s.


After playing mainly bluegrass and country gospel songs with Ricky Skaggs in 2017, Cooder's percussionist son Joachim convinced his dad to cut an album of country and blues-gospel songs. The younger Cooder arranged the 11-song set and the guitarist fleshed them out for a band. Entitled The Prodigal Son, it comprising eight covers including songs by the Pilgrim Travelers, Blind Willie Johnson, Carter Stanley, and three originals. In late March, Cooder released a preview video of an arrangement of the title track recorded live in studio. The Prodigal Son was issued in May 2018 and followed by his first American tour in 15 years; he was backed by his own band (with Joachim on drums and percussion) with backing vocals by the Hamiltones.




Discografia
Rising Sons featuring Taj Mahal and Ry Cooder
(gravado em 1965/1966, lançado em 1992)
Ry Cooder (1970)
Into the Purple Valley (1971)
Boomer's Story (1972)
Paradise and Lunch (1974)
Chicken Skin Music (1976)
Showtime (1976)
Jazz (1978)
Bop Till You Drop (1979)
The Long Riders (1980)
Borderline (1980)
The Slide Area (1982)
Paris, Texas (1984)
Music from Alamo Bay (1985)
Blue City (1986)
Crossroads (1986)
Why Don't You Try Me Tonight (1986)
Get Rhythm (1987)
Johnny Handsome (1989)
Little Village (1991)
Trespass (1992)
A Meeting By The River (1993)
(com VM Bhatt)
Geronimo, An American Legend (1993)
King Cake Party (1994)
(com a The Zydeco Party Band)
Talking Timbuktu (1994)
(com Ali Farka Touré)
Music by Ry Cooder (1995)
Last Man Standing (1996)
Buena Vista Social Club (1997)
The End of Violence (1997)
Mambo Sinuendo (2003)
Chávez Ravine (2005)
My Name Is Buddy (2007)
I, Flathead (2008)
San Patricio (2010)
Pull Up Some Dust and Sit Down (2011)
Election Special (2012)
Delta Time (2012)
Live at The Great American Music Hall, San Francisco (2013)
The Prodigal Son (2018)
Two Long Riders
(With David Lindley) (2018)


quinta-feira, maio 24, 2018

O MAIOR SOULMAN INGLÊS DE TODOS OS TEMPOS NASCIA HÁ 74 ANOS


DE INSTALADOR DE AQUECEDORES A ESTRELA DO ROCK, CONHEÇA A VIDA EXCÊNTRICA DE JOE COCKER
por Ian Youngs para BBC-NEWS

Além da icônica versão que fez para “With A Little Help From My Friends”, que todos conhecem, a lista de grandes sucessos de Joe Cocker inclui "Delta Lady" (escrita por Leon Russell), "The Letter" (dos Box Tops), "Cry Me a River" (de Julie London), "You Are So Beautiful” (de Billy Preston”, “Guilty” (de Randy Newman), “Jamaica Say You Will” (de Jackson Browne) e "It's a Sin When You Love Somebody" (de Jimmy Webb) – além, é claro, da xaroposa "Up Where We Belong", um dueto de 1982 com Jennifer Warnes, da trilha sonora de "An Officer And A Gentleman".

Cocker começou sua vida profissional trabalhando como instalador de aquecedores de gás durante o dia e tocando em bandas de rock na cidade inglesa de Sheffield durante a noite. Usando o nome artístico Vance Arnold, ele chegou a abrir shows de bandas como The Rolling Stones e The Hollies na cidade.

Anos depois, ele disse ter aprendido o estilo com Ray Charles, por quem tinha "absoluta admiração". Seu primeiro single, uma versão de "I'll Cry Instead", dos Beatles, não o levou a lugar nenhum. Ele perdeu o contrato com a gravadora e voltou a instalar aquecedores. Continuou se apresentando ao vivo, até que conseguiu um novo contrato, com a A&M Records, e escolheu gravar "With A Little Help From My Friends" com uma pegada soul, acompanhadopelo então guitarrista dos Yardbirds Jimmy Page.

Após se tornar uma estrela no Reino Unido, foi para os Estados Unidos e ganhou fãs ao aparecer no famoso programa de TV "The Ed Sullivan Show" - mesmo com os produtores aparentemente tentando esconder seus movimentos atrás de um grupo de dançarinas.

Em 1970, junto a 34 outros músicos, Cocker protagonizou a épica turnê "Mad Dogs and Englishmen", cujos frutos renderam um disco ao vivo e um filme. A turnê, entretanto, significou um enorme problema. Cocker faliu e ficou devendo uma fortuna para os credores – sem contar seus abusos com álcool e drogas, que às vezes o levavam a vomitar em pleno palco.

"As pessoas me diziam que eu tinha feito shows terríveis e eu me recusava a acreditar", disse o astro mais tarde. "Então alguém colocava uma gravação minha e eu dizia: 'você só pode ter alterado esta música para me fazer soar dessa maneira. Eu não canto mal assim'. Depois, então, percebi que aquilo era eu mesmo." Em outra entrevista, ele explicou: "Se eu tivesse sido mais forte mentalmente, não teria caído na tentação. Mas não havia clínicas de reabilitação naquela época. Drogas eram superdisponíveis e eu mergulhei de cabeça."

O fundo do poço veio quando ele foi deportado das Austrália durante uma turnê, em 1972. Cocker havia sido preso por porte de drogas e por envolvimento em uma briga no hotel em que se hospedava na cidade de Adelaide. Comenta-se que quando a polícia entrou em seu quarto e perguntou se ele tinha maconha, ele educadamente respondeu: "Tem um pouco em algum lugar por aqui".

As coisas mudaram quando ele conheceu a esposa, a norte-americana Pam, em 1978. "No começo dos anos 1980, eu reencontrei o foco - ou era isso ou eu ia acabar me matando com tantas drogas", disse.

O retorno às paradas musicais veio graças a seu dueto com Jennifer Warnes, que virou um hit por todo o mundo entre 1982 e 1983. Depois disso, Cocker continuou gravando e fazendo shows, lançando um total de 40 álbuns. Sua última aparição entre as 40 músicas mais tocadas do Reino Unido aconteceu há 20 anos, com "Let The Healing Begin".

Fora dos palcos, Cocker viveu seus últimos anos num rancho no Colorado, onde ele e Pam tinham uma lanchonete com o nome de um de seus principais sucessos - "Mad Dog Cafe". Morreu em 21 de Dezembro de 2014.


  



O POETA ROQUEIRO QUE GANHOU O NOBEL FICA MAIS VELHO HOJE



Não existe – e nunca existiu, e talvez nunca mais venha a existir – nada na música popular americana que se compare a Bob Dylan. Em grandeza poética, existencial, musical…não adianta, qualquer comparação com qualquer outro artista se revela inútil nesse caso.

Nasceu em Hibbing, Minnessota, em 24 de Maio de 1941, há 65 anos. Desde criança já era bem diferente de seus colegas de escola. Na adolescência, gostava de motos, Marlon Brando, literatura, rock and roll, e virava as madrugadas cometendo um pecado mortal para um judeu caipira americano: ouvindo estações de rádio negras de Chicago especializadas em blues, cujas ondas alcançavam a distante região de Minnessota graças ao fabuloso espelho d’água dos Grandes Lagos do Meio-Oeste americano.

Não demorou muito até ele perceber que Hibbing não era grande o suficiente para ele, e zarpou para Nova York, onde começou a cantar em bares no Greenwich Village ao lado de alguns grandes heróis musicais seus – mestres do blues como Lonnie Johnson, Sonny Terry, Little Junior Parker e Jimmy Reed, e do folk moderno como Fred Neil e Dave Van Ronk.

Enquanto seus dotes como músico floresciam, sua poesia ganhava força, e esses dois fatores unidos acabaram chamando a atenção de John Hammond, o grande descobridor de talentos da Columbia Records, que não sossegou enquanto não arrumou um contrato para ele gravar um disco.

Seu primeiro disco, de 1961, apresentava canções de vários artistas, principalmente de Woody Guthrie, com certeza a influência mais forte naquele momento de sua carreira, e foi um sucesso estrondoso nos círculos folk. De um momento para outro, Dylan virou uma estrela no gênero, Isso aconteceu de forma mais intensa logo após o lançamento de seu segundo disco, “The Freewheelin’ Bob Dylan”, só com canções próprias, e ficou mais forte ainda após o lançamento do terceiro, “The Times They-re A-Changin’”.

Por volta de 1964, não havia na América um cantor folk mais sintonizado com sua época e com uma poesia tão forte e imagética quanto ele. Daí em diante, sua fama passou a seguir bem além dos círculos folk. Aos poucos os limites estreitíssimos desse gênero começaram a virar uma prisão.

Foi quando que Bob Dylan ensaiou a grande virada musical na sua carreira – a mais contundente de toda a a história da música popular americana. É um pouco difícil para as novas gerações entender a importância desse ato naquele momento histórico, mas Dylan resolveu que estava na hora de deixar o violão e os palcos do Village de lado, e pegar uma guitarra elétrica para se comunicar com o público do rock and roll, que crescia absurdamente na América por conta da explosão da contracultura em meados dos anos 60.

Ao contrário das platéias folk, que abominavam o rock and roll, Dylan adorava – cresceu ouvindo Elvis, Chuck Berry e Little Richard. E, à revelia das expectativas das platéias folk, resolveu de uma hora para outra virar um artista de rock and roll.

A reação dos velhos fãs foi extremamente truculenta. Dylan entrou empunhando uma guitarra Fender e acompanhado pela Paul Butterfield Blues Band no Newport Folk Music Festival, em 65, e levou as primeiras grandes vaias da sua vida. Vaias intermináveis, seguidas de uma debandada geral na platéia, inconformada com a transformação radical de seu grande herói.

Mas, na medida em que as platéias folk o abandonavam, as platéias roqueiras ganhavam o porta-voz dos anseios de toda uma geração e de toda uma época. Ele rapidamente se transformou no artista de rock and roll número um da América, com discos magníficos como “Bringin’ It All Back Home”, “Highway 61 Revisited” e principalmente “Blonde On Blonde”, que traziam canções poderosíssimas como “Subterran Homesick Blues”, “Like A Rolling Stone”, “Rainy Day Women” e “Just Like A Woman”.De repente, Dylan some da cena novamente. Motivo: um acidente de motocicleta, bastante grave. Sua recuperação foi muito lenta. Por conta disso, ele seguiu para a cidade de Woodstock, no estado de Nova York, alugando uma casa cor de rosa com um porão enorme onde montou um estúdio de gravação. Que acabou virando um hotel para músicos amigos que passavam os dias tocando com ele.

Como o engenheiro de som e produtor Rob Fraboni havia se mudado para lá, e gravava tudo o que rolava, o resultado dessas sessões foi selecionado e enviado à Columbia Records, que recusou os tapes alegando que eles eram pouco comerciáveis e rústicos demais.

Curiosamente, essas gravações vieram à tona no início dos anos 70 em discos piratas disputadíssimos, que venderam um milhão de cópias, o que deve ter matado os executivos da Columbia de ódio. Dylan não se importou com isso. Achou ótimo. Até porquê daí em diante a Columbia nunca mais iria recusar nenhum disco dele, fosse o que fosse.

Depois desse período de reclusão, gravou uma sequência genial de LPs -- “John Wesley Harding”, “Nashville Skyline” e “New Morning --, onde flerta abertamente com a country music, e, de quebra, com várias outras modalidades musicais americanas tradicionais. E então fez questão de embarcar num projeto do cineasta Sam Peckinpah, o filme “Pat Garrett & Billy The Kid”, onde estreou como ator e como compositor de trilhas sonoras.

Por volta de 1973, ele, que não fazia uma tournée há cinco anos, caiu na estrada novamente. E o melhor de tudo: conseguiu convencer seus velhos companheiros das sessões de gravação na casa cor de rosa em Woodstock a ser novamente sua banda de apoio numa longa tournée. Detalhe: esses velhos companheiros, ilustres desconhecidos em 1968, eram agora The Band, a banda mais prestigiada da América, e eles toparam a brincadeira.

Primeiro gravaram um disco belíssimo de estúdio juntos – “Planet Waves”—e depois brilharam nos palcos da América – e essa tournée vitoriosa está registrada no magnífico album ao vivo “Before The Flood”. Com isso, Dylan fez mais uma grande reentrada na cena musical americana. Gravou discos belíssimos como “Blood On The Tracks”, “Desire” e “Street Legal”, e passou a engatar uma tournée na outra, levando uma vida nômade.

Essas tournées eram louquíssimas. A “Rolling Thunder Revue”, por exemplo, correu a América toda em 1976 com um elenco de grandes estrelas passando só por cidades pequenas, com shows mambembes montados em cinemas e praças públicas.

Já na tournée seguinte, Dylan veio acompanhado por uma pequena orquestra de soul music, para trazer aos palcos o clima carregado do belíssimo disco "Street Legal".

E depois disso teve ainda o flerte de Dylan ao cristianismo, que deixou a comunidade judaica americana perplexa por dois anos e 3 discos de temática gospel, decorrente de um perído extremamente sombrio em sua vida pessoal.

O mundo inteiro aplaudiu o retorno de Dylan ao ceticismo judaísmo habitual em discos brilhantes como “Infidels”, Ëmpire Burlesque” e “Oh Mercy”, e novas tournées acompanhado pelo Grateful Dead e por Tom Petty & The Heartbreakers. Sem contar a belíssima sequência de discos que vieram a seguir:“Time Out Of Mind”, “Love And Theft”, "Modern Times" e “Tempest”. Enquanto isso, ele segue em frente com sua “The Never Ending Tour”, em cartaz há dez anos pelo mundo todo, sempre alternando apresentações em casas de porte médio em grandes cidades com apresentações em clubes no interior, como já havia feito na lendária "Rolling Thunder Revue", em 1976. No melhor estilo cigano. No melhor momento de sua longa carreira. Aos 77 anos de idade.

Isso é Bob Dylan. Dele, esperem sempre o inesperado. (Chico Marques)


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

ÁlbumAnoPosições[1][2]Certificações
US 200UK AlbumsU.S.[3]CAN[4]
Bob Dylan196213
The Freewheelin' Bob Dylan19632211 Platina
The Times They Are a-Changin'19642015 Ouro
Another Side of Bob Dylan1964438 Ouro
Bringing It All Back Home196561 Platina
Highway 61 Revisited196534 Platina Ouro
Blonde on Blonde196693 2× Platina
John Wesley Harding196721 Platina
Nashville Skyline196931 Platina Ouro
Self Portrait197041 Ouro
New Morning197071 Ouro
Pat Garrett & Billy the Kid19731629 Ouro
Dylan19731710 Ouro
Planet Waves197417 Ouro
Blood on the Tracks197514 2× Platina Platina
The Basement Tapes197578 Ouro
Desire197613 2× Platina Platina
Street Legal1978112 Ouro Platina
Slow Train Coming197932 Platina 2× Platina
Saved1980243
Shot of Love1981336
Infidels1983209 Ouro Ouro
Empire Burlesque19853311 Ouro
Knocked Out Loaded19865435
Down in the Groove19886132
Oh Mercy1989306 Ouro
Under the Red Sky19903813
Good as I Been to You19925118
World Gone Wrong19937035
Time Out of Mind19971010 Platina Ouro
Love and Theft200153 Ouro
Modern Times200613 Platina Platina
Together Through Life200911
Christmas in the Heart200911
Tempest201233
Shadows In The Night201571
Fallen Angels2016

ÁLBUNS AO VIVO

ÁlbumAnoPosições[1][2]Certificações
US 200UK AlbumsU.S.[3]CAN[4]
Before the Flood197438 Platina
Hard Rain1976173 Ouro
Bob Dylan at Budokan1979134 Ouro Ouro
Real Live198411554
Dylan & The Dead19893738 Ouro
The 30th Anniversary Concert Celebration199340
MTV Unplugged19952310 Ouro
Live 1961-2000: Thirty-Nine Years of Great Concert Performances (Japão)2001
Live at the Gaslight 19622005
Live at Carnegie Hall 19642005

THE BOOTLEG SERIES


ÁlbumAnoPosições[1][2]Certificações
USUKU.S.[3]CAN[4]
The Bootleg Series Volumes 1–3 (Rare & Unreleased) 1961–199119914932 Ouro
The Bootleg Series Vol. 4: Bob Dylan Live 1966, The "Royal Albert Hall" Concert19983119 Ouro
The Bootleg Series Vol. 5: Bob Dylan Live 1975, The Rolling Thunder Revue20025669 Ouro
The Bootleg Series Vol. 6: Bob Dylan Live 1964, Concert at Philharmonic Hall20042833
The Bootleg Series Vol. 7: No Direction Home: The Soundtrack20051621 Ouro
The Bootleg Series Vol. 8: Tell Tale Signs (Versão dupla)200869
The Bootleg Series Vol. 8: Tell Tale Signs (Versão Deluxe)2008
The Bootleg Series Vol. 9: The Witmark Demos: 1962–196420101218