Rod Piazza é uma das figuras mais emblemáticas da cena do blues da California desde meados dos anos 60.
Desenvolveu um estilo que mescla o som encorpado e meio truculento do Chicago Blues com a suavidade do West Coast Blues -- tudo isso mesclado com toques de jazz bastante incomuns em gaitistas de blues.
Aluno muito aplicado de George 'Harmonica" Smith -- ex-sideman de Muddy Waters, que mudou de Chicago para Los Angeles por não aguentar mais o frio glacial da Capital do Blues --, Rod Piazza acabou virando seu aluno, e depois amigo e parceiro musical.
Primeiro no lendário grupo Bacon Fat -- talvez a única banda com dois gaitistas na história do blues -- que, sob a supervisão do grande produtor Mike Vernon, marcou época na cena do blues da Costa Oeste no final dos Anos 1960.
Depois, em diversas parcerias musicais ao longo dos Anos 1970, ao lado de grandes ícones do blues ainda na ativa
Não desgrudaram um do outro até o início dos anos 80, quando a saúde de Smith começou a falhar.
Piazza cuidou de seu amigo e professor até ele falecer, em 1983.
Foi mais ou menos por aí que Rod Piazza montou os Mighty Flyers com sua mulher, a pianista Honey Piazza, e uma penca de amigos -- entre eles os superguitarristas Kid Ramos e Rick Holstrom.
Com apenas dois discos para a Black Top Records, Rod, Honey e os Mighty Flyers se transformaram rapidamente na banda de blues mais badalada dos nightclubs de Los Angeles, recebendo eventualmente o amigo e fã Bruce Willis como crooner convidado.
De lá para cá, já gravaram quinze discos deliciosos que, se por um lado não trazem grandes novidades, servem para afirmar Rod Piazza cada vez mais como um bom cantor e compositor e um excelente band-leader que sempre consegue extrair performances inspiradíssimas de seus bandmates.
"Emergency Situation", novo disco de Rod Piazza & The Mighty Flyers,, traz duas novidades.
Uma deles é seu retorno ao selo Blind Pig depois de uma longa temporada na Delta Groove Records.
E outra é a frequência com que suas diversas gaitas dividem a cena com os saxofones de Ron Dziubla e Jim Jedekin.
Convenhamos: poucos gaitistas ousam enfrentar um saxofone como receio de levar a pior.
Dois saxofones então... é loucura.
Mas o caso é que estamos falando de Rod Piazza, não de um gaitista qualquer.
Ele é uma fera do West Coast Blues -- um grande craque tanto nas gaitas cromáticas quanto nas gaitas diatônicas, o que não é comum --, e a julgar por "Emergency Call", continua perigosíssimo.
O mesmo pode-se dizer dos implacáveis e rápidos no gatilho The Mighty Flyers, cuja formação atual conta com Honey Piazza (piano & Vocal), Henry Carvajal (guitarra e vocal), Norm Gonzales (baixo acústico) e David Kida (bateria).
A essa altura do campeonato, Rod Piazza já é mais veterano que a maioria de seus ídolos musicais.
São 66 anos de vida -- 48 deles de vida profissional dedicada ao blues
Mesmo assim, alguns puristas do blues ainda insistem em tratá-lo como um jovem artista desvinculado das tradições do blues.
Alguns mais despeitados até o acusam de ter crescido na sombra do prestígio de George Harmonica Smith.
Tudo bobagem.
Basta sentir o sopro forte de qualquer uma de suas gaitas para constatar que Rod Piazza não só é um grande mestre do blues moderno, mas também é, provavelmente, a maior autoridade em seu instrumento em todo o Sul da California.
Não é pouca coisa.
DISCOGRAFIA
http://www.allmusic.com/artist/rod-piazza-mn0000293614/discography
AMOSTRAS GRÁTIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário