Tori Amos é filha de um pastor metodista e se iniciou como cantora e pianista na Igreja de seu pai.
Suas primeiras canções eram rebelos roqueiros de arrepiar, onde desafiava sem piedade a rigidez existencial e a terrível educação sentimental que herdou deles.
Curiosamente, essas canções -- que faziam parte de seus dois primeiros discos -- seguiam numa sintonia muito estreita com a retórica de Kurt Cobain no recém-lançado "Nevermind" do Nirvana.
Dai, alguns críticos com dificuldades em classificá-la em algum gênero correram para rotulá-la como uma versão punk de Joni Mitchell.
Mas não colou,
Tori Amos estava muito além disso.
Com o passar dos anos -- e dos discos, sempre um a cada ano -- nossa ruivinha desaforada foi deixando de ser uma curiosidade e se revelando uma cantora e compositora absolutamente ímpar.
Com uma visão de mundo muito peculiar, e uma atitude artística sempre aventuresca e vez ou outra bem humorada.
Tori conseguiu, ao longo desses últimos 25 anos, a proeza de cativar um público tão difícil de classificar quanto ela própria.
Um público numeroso.
Que passou a acompanhar seus shows pelo mundo afora e nunca se importou com o fato de suas canções não tocarem nas rádios, e muito menos nas MTVs e VH1s da vida.
"Unrepented Geraldines" (Decca-Island Records) é o décimo-quinto álbum de Tori Amos.
Uma coleção de canções que alterna momentos de ternura extrema com as explosões quase surreais de franqueza e de revolta que seus fãs tanto apreciam.
Ficou longe aquele frescor criativo de seu início de carreira.
O que existe agora é a perplexidade de uma mulher de cinquenta anos que insiste em não acatar as regras da Etiqueta Sentimental e uma artista vibrante que não cansa de se reinventar.
Se faz muito tempo que você não ouve um disco de Tori Amos, ouça "Unrepented Geraldines".
Acredite: aquela ruivinha desaforada cresceu.
E virou uma mulher madura perigosíssima.
Mas também muito divertida..
WEBSITE PESSOAL
http://www.toriamos.com/
DISCOGRAFIA
http://www.allmusic.com/artist/tori-amos-mn0000792530/discography
AMOSTRAS GRÁTIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário