Parece troco por todas aquelas gracinhas disparadas contra o modo de vida do Canada pelos roteiristas de "South Park" ao longo de muitos e muitos anos.
The Sheepdogs -- difícil imaginar um nome mais "sixties" para uma banda -- estão na estrada desde 2006, dando murro em ponta de faca e brigando por um lugar ao sol na disputadíssima cena do rock adulto norteamericano.
Gravaram 3 LPs muito simpáticos, por conta própria, que acabaram solenemente ignorados fora do Canadá -- a não ser por algum "airplay" em college rádios da região de Minneapolis-Saint Paul.
Mas, mesmo com tudo meio que conspirando contra, eles nunca desistiram.
Ano passado, finalmente a sorte sorriu para eles:
A Rolling Stone Magazine promoveu um concurso nacional para escolher uma banda sem contrato com gravadoras para sair na capa da revista, chamado "Choose The Cover - So You Want To Be A Rock & Roll Star", e eles ganharam.
Ganharam não só a capa, mas também notoriedade instantânea e, claro, um contrato com a Atlantic Records, que lançou correndo o EP gravado a toque de caixa "Five Easy Pieces", muito bem recebido pela crítica.
Agora, graças a toda essa exposição por conta do concurso, os discos anteriores dos Sheepdogs -- justamente aqueles que foram solenemente esnobados poucos anos atrás -- começam a aparecer nas lojas em reedições luxuosas.
E o primeiro a chegar é justamente o terceiro (e melhor) deles todos, "Learn And Burn", lançado originalmente no finalzinho de 2010.
Trata-se de uma sucessão impressionante de números muito melódicos, bem marcados nas guitarras e quase sempre com vocais em três partes -- característica das bandas psicodélicas de origem folk vindas de San Francisco e Los Angeles, como Jefferson Airplane, Mamas & Papas e Quicksilver Messenger Service.
Em outras palavras: um disco delicioso de rock and roll rasgado, sem enrolação -- a maioria dos números não excede 4 minutos de duração -- e, claro, sem o festival de clichês habituais comuns às bandas de Southern Rock e de Rock Psicodélico.
Por conta de todas essas características conflitantes, é muito complicado definir os Sheepdogs.
Não são uma jam band -- mas, se necessário, fazem improvisos longos.
Tocam seguindo o figurino das bandas clássicas -- mas possuem um frescor musical que nada tem a ver com elas.
E, para piorar ainda mais, estão muito satisfeitos com toda essa indefinição e com todo esse descompromisso -- que, pouco a pouco, vão se transformando em traços estilísticos da banda.
Portanto, se você ainda não conhece The Sheepdogs, aproveite: a hora é agora.
E se gostar de algum dos 3 números apresentados abaixo, procure por aí pelos cds "Learn And Burn" e "Five Easy Pieces" -- dois exemplos bem eloquentes da excelente produção musical canadense atual.
INFO:
http://www.southernrockbrasil.com.br/2010/10/sheepdogs.html
DISCOGRAFIA:
http://www.allmusic.com/artist/the-sheepdogs-p1046629/discography
WEBSITE OFICIAL:
http://www.thesheepdogs.com/
AMOSTRAS GRÁTIS:
http://www.southernrockbrasil.com.br/2010/10/sheepdogs.html
DISCOGRAFIA:
http://www.allmusic.com/artist/the-sheepdogs-p1046629/discography
WEBSITE OFICIAL:
http://www.thesheepdogs.com/
AMOSTRAS GRÁTIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário