segunda-feira, setembro 08, 2014

A EXCELENTE FORMA DOS VETERANOS DO NRBQ: 45 ANOS DE CARREIRA NUM CORPINHO DE 25.


Em 1967, dois músicos de Louisville, Kentucky uniram forças num projeto musical com uma sonoridade bastante inusitada, mas estranhamente agradável, que combinava uma atitude musical extremamente aventuresca com uma postura enganosamente despretensiosa.

Eram eles o pianista Terry Adams e o guitarrista Steve Ferguson, duas criaturas absolutamente ecléticas que decidiram homenagear o grupo Modern Jazz Quartet -- que assinava MJQ -- batizando sua banda como NRBQ, sigla para New Rhythm & Blues Quartet.

Logo no primeiro disco para a Epic, já deixaram claro no repertório de covers -- que incluía números de artistas tão díspares quanto Eddie Cochran, Carla Bley, Sony Terry & Brownie McGhee e Sun Ra -- que não pretendiam facilitar muito as coisas, mas estavam abertos a qualquer bricadeira musical.

Esse espírito criativo e brincalhão no NRBQ, somado às performances cativantes que promoviam em pequenas casas noturnas por todos os cantos dos EUA e do Canadá, acabaram  rendendo a eles um "cult status" invejável e um público cativo, apesar de seus discos jamais terem tido vendagens muito expressivas.

Passaram toda a década de 70 pulando de galho em galho -- da Columbia Records para a Mercury, e depois para a Bearsville --, até que, nos Anos 80, decidiram partir para a cena independente, onde se sentiam bem mais à vontade, e de onde nunca mais saíram.

(na verdade, saíram sim, uma única vez, em 1989, e gravaram um belo disco para a Virgin Records, 'Wild Weekend", que vendeu muito pouco e deve ter gerado a demissão de alguns executivos da gravadora -- mas o importante é que o NRBQ sobreviveu bem a tudo isso)

Vários de seus integrantes foram saindo ao longo dessa longa jornada -- o primeiro foi o guitarrista Steve Ferguson em meados dos 70, e o segundo foi seu substituto, Big Al Anderson, que pulou fora em meados dos 90 para seguir carreira como compositor em Nashville, pois não aguentava mais o ritmo alucinado das tournées da banda e precisava de um pouco de sossego.

Até que em 2004, depois de uma série de shows comemorativos de 35 anos de carreira, a banda encerrou atividades.



Mas não por muito tempo.

Sete anos mais tarde, com uma formação totalmente nova, Terry Adams retomou as atividades do NRBQ, e desde então já gravaram nada menos que 3 LPs.

Esse recém-lançado "Brass Tacks", da Big Notes Records,  é disparado o melhor deles até agora.

Com a banda totalmente azeitada depois de shows e mais shows pelo mundo afora, e seguindo um padrão sonoro muito semelhante ao do NRBQ nos anos 80 e 90, Terry Adams toca o barco em frente com composições muito divertidas, às vezes surreais, mas sempre pontuadas por sua voz amalucada e seus teclados com som de pianolas de crianças.

Se eu tiver que escolher uma favorita nesse disco, fico com "Greetings From Delaware", um número que já nasce clássico, onde Terry homenageia os cartões de crédito e faz a defesa apaixonada do endividamento sem controle.

Mas o caso é que tem muito, muito mais de onde veio essa, e o disco é simplesmente uma delícia, da primeira à última faixa.



Com 45 anos de carreira, o NRBQ segue firme e forte.

Com o mesmo vigor e o mesmo frescor de 20, 30, 40 anos atrás.

Sempre desdenhando o mainstream que nunca soube acolher bem a banda e debochando de tudo e de todos da maneira mais positiva possível.

É sempre bom lembrar que a formação atual do NRBQ traz, além do genial Terry Adams, o guitarrista Scott Ligon, o baixista Casey McDonough e o baterista Conrad Chouchon, todos correndo atrás daquelas mesmas saídas sonoras inusitadas que a banda persegue desde o início.


Segundo Terry Adams, o motivo pelo qual o NRBQ nunca emplacou com o grande público é que eles estavam sempre no momento certo, mas no lugar errado.

E cita o fato deles terem tocado num clube de cadetes na cidade de Woodstock no mesmo fim de semana de 1969 em que, alguns quilômetros adiante, rolava o emblemático Festival.

Faz sentido.





WEBSITE OFICIAL
http://www.nrbq.com/

DISCOGRAFIA
http://www.allmusic.com/artist/nrbq-mn0000377908/discography

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: