quarta-feira, setembro 24, 2014

O GAITISTA PAUL LAMB SE AFIRMA MAIS UMA VEZ COMO UM GRANDE ESTILISTA DO BLUES


Não existe instrumento mais emblemático do blues do que esse aí.

Desde sempre, músicos de blues costumam usar a guitarra acústica para prover a base melódica e percussiva das canções, e então acrescentam a gaita diatônica para dar uma harmonia adicional a essas canções -- não foi à toa que a gaita diatônica acabou ganhando o nome "harmonica".

Poucos artistas de blues usam a gaita cromática, mais complexa que a diatônica, e menos ainda usam a gaita tremolo.

Só mesmo Charlie Musselwhite, Magic Dick, Jerry Portnoy e um ou outro bluesman mais sofisticado as usam.

A harmonica, ao menos em princípio, é um instrumento pouco complexo e de fácil acesso a músicos instintivos e pouco gabaritados.

Mas, mesmo assim, sempre acontece de algum músico mais talentoso começar a explorar potenciais insuspeitos do instrumento e, eventualmente ir onde nenhum outro gaitista jamais esteve.



Paul Lamb é talvez o gaitista mais importante da cena inglesa hoje.

Com 59 anos de idade e uma carreira de quatro décadas, é no mínimo curioso que só agora ele comece a ser descoberto pelos americanos como um grande estilista do blues.

Durante os anos 70 e 80, Lamb cansou de acompanhar músicos americanos de passagem por Londres, ficou amigo deles todos, mas várias dificuldades de mercado o impediam de tentar emplacar um trabalho próprio.

Só no início dos anos 90, a muito custo, ele conseguiu gravar um disco com uma banda chamada The Blues Burgulars -- que, já no disco seguinte, mudaria o nome para The King Snakes.

De lá para cá, Paul Lamb e os King Snakes já gravaram nada menos que 17 discos, sempre mesclando blues, baladas e rock and roll com uma maestria invejável, sempre com seu jeito de cantar bem intenso e sua harmonica personalíssima sempre onipresente.



Esse recém-lançado "Hole In The Wall" (Secret Records) com certeza vai fazer alguns amigos na América na próxima temporada de Festivais, mas é endereçado mesmo ao mercado europeu, que conhece e prestigia o trabalho de Lamb há muitos anos.

É um disco delicioso, talvez o melhor que Paul Lamb gravou até hoje, repleto de truques que vão deixar gaitistas experientes com a pulga atrás da orelha e se perguntando:

Como é que esse cara consegue fazer isso?



WEBSITE PESSOAL
http://paullamb.com/

DISCOGRAFIA
http://www.allmusic.com/artist/paul-lamb-mn0000749410/discography

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: