quarta-feira, novembro 19, 2014

O CURIOSO CASAMENTO DE DUAS GRANDES BANDAS CLÁSSICAS DO PUB-ROCK LONDRINO


Nada nesse mundo deixa executivos de gravadora mais felizes do que conseguir empurrar goela abaixo de seus artistas contratados discos de colaboração -- as quase sempre famigeradas dobradinhas musicais.

O entusiasmo desses executivos com projetos dessa natureza é quase sempre inversamente proporcional ao dos artistas "convocados" para essas empreitadas pré-formatadas, que são, curiosamente, projetos impessoais criados por Departamentos de Projetos Especiais das gravadoras.

Fica a cargo do Departamento toda a direção artística do projeto: os arranjos, a produção, às vezes até o repertório a ser gravado.

Os artistas só são chamados mesmo na hora de colocar a voz e "finalizar o produto".

São poucos os artistas que chegam aos 60, 70 anos de idade e conseguem dizer não a esses projetos pré-embalados, mantendo assim sua independência artística intacta.

Pois vamos falar hoje de dois artistas poderosos, que acabam de subverter esse "padrão" com um trabalho em colaboração impecável.

Um trabalho que, de tão vibrante e inusitado, certamente nunca entrou na pauta desses executivos fascinados pelo óbvio.



O lendário guitarrista inglês Wilko Johnson, da primeira formação da banda inglesa de pub-rock Dr. Feelgood, esteve no noticiário musical ao longo de todo o ano passado por conta de um enorme tumor no pâncreas -- do tamanho de uma bola de futebol, segundo ele próprio -- considerado inoperável por médicos que deram no máximo 6 meses de vida para ele.

Wilko, para surpresa geral, não se deixou abalar pela morte iminente e tratou de embarcar numa tournée com sua banda pela Europa e Japão, gravando material para discos póstumos e se despedindo de sua legião de fãs da maneira mais leve e debochada possível.

Até que, depois de uma gig descompromissada com seu velho amigo Roger Daltrey, do The Who, surgiu a ideia deles dois entrarem num estúdio e gravarem um disco rapidamente, sem muito planejamento, só com canções de estimação.



Dessa brincadeira, nasceu alguns meses atrás esse "Going Back Home" (Chess/Universal), um LP implacável de rock and roll com releituras de clássicos do Dr. Feelgood mescladas com covers espetaculares como "Can You Please Crawl Out Your Window", de Bob Dylan, onde Daltrey solta sua voz com a mesma verve implacável de suas performances clássicas à frente do Who.

É como se -- em meio a essa afirmação de Wilko Johnson por manter-se vivo e ativo -- Roger Daltrey redescobrisse o som e a fúria do seu início de carreira com Pete Townshend, John Entwhistle e Keith Moon em meados dos 60, quando o Who era a banda de pub-rock mais furiosa da cena inglesa.

E não é que, para surpresa geral, desde que foi lançado em Agosto, "Going Back Home" ficou no topo das paradas inglesas e europeias durante várias semanas, caindo só agora com o lançamento de "The Endless River" do Pink Floyd?

Divirtam-se com essa aula vigorosa de rock and roll de dois mestres que, felizmente, se recusam terminantemente a pendurar as botas.

Com certeza, um dos discos fundamentais de 2014.


















PS: Wilko Johnson foi operado do tumor e conseguiu sobreviver a duras penas. Sabe-se lá se consegue subir num palco novamente. Mas está vivo. E é bom tomar cuidado, pois ele morde!


WEBSITES OFICIAIS
WILKO JOHNSON
http://www.wilkojohnson.com/
ROGER DALTREY
http://thewho.com/

DISCOGRAFIA
WILKO JOHNSON
http://www.allmusic.com/artist/wilko-johnson-mn0000959997/discography
ROGER DALTREY
http://www.allmusic.com/artist/roger-daltrey-mn0000296487/discography

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: