quinta-feira, novembro 13, 2014

OS LENDÁRIOS "TAPES DO PORÃO" DE BOB DYLAN E THE BAND, AGORA FINALMENTE POR INTEIRO


O primeiro disco pirata da história não foi de Bob Dylan.

Mas o primeiro álbum triplo pirata foi.

E, para desespero da Columbia Records,dona do passe de Dylan, esse álbum triplo ilegal chamado "The Little White Wonder", com gravações feitas em 1967, foi o primeiro da história a vender a bagatela de um milhão de cópias.

Foi quando Dylan concluiu que seu público não só era fiel a ele, como era capaz de aceitar qualquer idiossincrasia musical que viesse dele.

A partir daí, artistas como os Rolling Stones descobriram que, mesmo com aquelas artes de capa horríveis e o tradicional som da taquara rachada de algumas gravações, ter discos pirata circulando no mercado era sinal de prestígio artístico e comercial.

Claro que estamos falando do final dos anos 1960, início dos 1970, quando encaminhar tapes para alguém do submundo lançar como disco pirata, assim como manufaturar e comercializar nas lojas, era algo altamente arriscado, podendo resultar em cadeia para todos os envolvidos.

E claro que estamos falando de eras anteriores à da revolução digital e do surgimento da Internet, que hoje permite, por exemplo, que o concerto de encerramento de carreira da Allman Brothers Band numa noite de quinta no Beacon Theater, em Nova York, esteja disponível na íntegra para quem quiser fazer download já no dia seguinte.



É impressionante a quantidade de lendas rurais que cercam Bob Dylan, The Band e a Big Pink -- casa em Woodstock, Nova York, com um estúdio de gravação montado no porão, celebrizada pelo folclore que cerca esses artistas.

Mais da metade dessas lendas são completamente infundadas.

O tal acidente de motocicleta que supostamente teria deixado Dylan à beira da morte e recluso por vários anos é conversa mole.

Dylan, na verdade, estava é completamente envolvido com drogas de diversos tipos e aproveitou o acidente para se recolher e se recompor.

A suposta comunidade alternativa de músicos que teria se instalado na Big Pink em 1967 é outro factoide, provavelmente inventado por Dylan naquelas "entrevistas reveladoras" que ele concedia para a Rolling Stone, onde ele sempre mentia deslavadamente por pura diversão, pois sabia que todos acreditavam em qualquer coisa que ele disesse.

Na verdade, a Big Pink foi, por um longo tempo, lugar de trabalho intenso para todos os músicos ligados a Dylan, que logo depois desses sessões deixariam de lado o nome The Hawks, herdado do roqueiro caipirão Ronnie Hawkins, para adotar The Band.


O resto é história.

Tapes e mais tapes com gravações magníficas desse período circulam por aí há muitos anos.

Primeiro no formato de discos piratas disputados a tapa por colecionadores.

Depois, no álbum duplo "The Basement Tapes", lançado tardiamente pela Columbia em 1975 -- quase oito anos depois de tê-lo rejeitado em 1968.

E agora nessa caixinha com 6 cds: "The Complete Basement Tapes", décimo-primeiro volume da já extensa série "The Bootleg Series" só com gravações não-oficiais de Dylan resgatadas de discos piratas e devidamente rematrizadas.

Quem está habituado a escutar o álbum duplo lançado em 1975 vai estranhar logo de cara o grau de intimidade que esses tapes oferecem ao ouvinte.

As conversas entre os diversos takes de cada canção, e as escolhas de covers, que permaneciam inéditos, nos momentos de descontração, são altamente reveladoras, dando ao ouvinte a sensação de estar imerso ao lado deles naquele processo criativo sem precedentes na história do rock and roll.


Quem conhece a discografia pirata de Dylan vai perceber que praticamente tudo o que aparece no bootleg triplo "The Little White Wonder" foi gravado nas mesmas condições dos "Basement Tapes" que conhecemos.

Só que aquele abismo que existia entre a qualidade sonora precária dos discos piratas e a das gravações oficiais que compõem esta caixinha deixa de existir aqui.

Ou seja: desfrutar dessa experiência musical de forma integral acaba sendo um bálsamo, tamanha  a qualidade sonora desses tapes.

E para quem está acostumado a ouvir The Band ao vivo quase sempre cuspindo fogo, nada mais agradável do que ouví-los tocando mansinho, ainda mais com Bob cantando afinado na medida do possível e desfilando canções magníficas -- muitas delas parcerias, algo que Dylan não tinha feito até então -- em gravações despojadas e contundentes.


Muita atenção para o texto revelador escrito por Sid  Griffin -- líder dos grupos Long Ryders e Coal Porters -- incluído no booklet que acompanha o álbum.

Sid, para quem não sabe, conhece Bob Dylan melhor que o próprio Dylan.

É o maior estudioso do Menestrel de Minnesota do Planeta Terra.

E... é isso!

Sejam bem-vindos a bordo da Big Pink.

E tenham todos uma boa -- e longa -- viagem rumo aos segredos do porão.



WEBSITES OFICIAIS
BOB DYLAN
http://www.bobdylan.com/us/home
THE BAND
http://theband.hiof.no/

DISCOGRAFIAS
BOB DYLAN
http://www.allmusic.com/artist/bob-dylan-mn0000066915/discography
http://www.allmusic.com/artist/bob-dylan-mn0000066915/discography/compilations
THE BAND
http://www.allmusic.com/artist/the-band-mn0000038490/discography

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: