quarta-feira, agosto 29, 2012

THE BLASTERS ESTÃO DE VOLTA COM UM LP VIBRANTE, COMO NOS VELHOS TEMPOS.


Certas bandas são tão boas, mas tão boas, que nunca deveriam ter o direito de sair de cena.

É o caso dos californianos The Blasters

Quando apareceram no final dos anos 70 em Downey, California, nas vizinhanças da Disneylandia, eles logo se afirmaram como a banda-cavalo de rhythm and blues favorita de nove em cada dez artistas clássicos de blues e rhythm and blues em tournée pelo Sul da California.

The Blasters eram então o cantor Phil Alvin, o guitarrista Dave Alvin, o baixista John Bazz e o baterista Bill Bateman: um quarteto infernal que estreou em 1980 com um disco de rock and roll e rhythm and blues demolidor para o selo de blues Hightone Records.

O nome do disco era "American Music", vendeu apenas duas mil cópias, mas foi ouvido pelas pessoas certas e rendeu à banda um contrato bem generoso com a Slash-Warner Bros, onde gravaram 3 LPs espetaculares na primeira metade dos anos 80, repletos de canções brilhantes dos irmãos Phil e Dave Alvin

Apesar de todo o prestígio e todo o sucesso que alcançaram nesse período, os Blasters viviam às turras. Daí, não foi surpresa para ninguém quando, em 1985, Dave anunciou que partiria para uma carreira solo. Logo em seguida, cada um dos outros 3 integrantes da banda também seguiu seu caminho.



Para surpresa geral, a carreira solo de Phil Alvin foi um fiasco.

Já a de Dave Alvin acabou saindo melhor que a encomenda.

Dave, que entrava mudo e saía calado dos shows e discos dos Blasters, acabou se revelando um cantor extraordinário e um artista extremamente vital na cena musical independente dos anos 90 para cá, com mais de dez discos gravados, todos de altíssimo gabarito.

Coube a Phil Alvin tentar ressucitar os Blasters originais, e ele bem que tentou diversas vezes. Só que a agenda de seu irmão Dave estava sempre cheia de compromissos com sua própria banda, o que inviabilizava empreitadas desse tipo.

Em 2002, no entanto, surgiu uma chance dos quatro integrantes originais dos Blasters emplacarem uma tournée de retorno, e lá foram eles novamente, de encontro aos velhos admiradores da banda.

Mas, infelizmente, a idéia não prosperou para a realização de um novo álbum de estúdio, pois Dave já tinha um disco solo gravado só aguardando lançamento e várias datas de tournée com sua banda esperando por ele.

Mesmo assim, por teimosia, o cantor Phil Alvin não desistiu da idéia de reunir os Blasters, mesmo sem Dave Alvin. Gravou em 2004 um disco de estúdio entitulado "4-11-44", onde usava o nome The Blasters, mas não trazia nenhum dos integrantes originais da banda.

Mesmo sendo agradável, e capaz de lembrar o vigor original dos Blasters, "4-11-44" foi uma decepção para os velhos fãs da banda, que não conseguiram reconhecer neste novo grupo o glorioso quarteto de roots rock e blues turbinado que marcou suas vidas no início dos anos 80.


Mas agora, com esse novo disco, "Fun On A Saturday Night", a história é diferente.

Temos aqui, finalmente, os Blasters originais -- menos o guitarrista Dave Alvin, substituído pelo truculento mas eficaz  Keith Wyatt -- reunidos num projeto onde passeiam por um repertório clássico de country, blues e rhythm and blues impecável em todos os sentidos, misturados com apenas duas composições originais de Phil Alvin.

É uma salada dos diabos, que inclui desde "Jackson", sucesso da dupla Johnny Cash & June Carter, até "Please Please Please", de James Brown -- mas que funciona muito bem, e tem a ousadia e o som clássico dos discos iniciais dos Blasters.

Portanto, preparem-se pois dessa vez a alquimia finalmente funcionou, e os Blasters voltaram a soar não apenas convincentes, mas também vibrantes e eletrizantes.

"Fun On A Saturday Night" não só merece a sua atenção como pode salvar seu próximo sábado à noite.



BIO-DISCOGRAFIA

WEBSITE PESSOAL

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: