quarta-feira, dezembro 23, 2015

2 OU 3 COISAS SOBRE "ROCKIN' RUDOLPH", NOVO LP DA BRIAN SETZER ORCHESTRA

por Chico Marques


Não existe nenhum artista de rock no Planeta Terra que goste tanto de Natal quanto Brian Setzer.

Desde 1994, quando começou a alternar os LPs de sua carreira solo com álbuns à frente de sua suingadíssima orquestra com 18 músicos, Brian vem gravando discos de Natal com uma frequência impressionante: já são 4 até agora, sem contar as 2 antologias que sua gravadora montou com números dos seus 3 primeiros discos de natal.

O motivo de tamanha frequência e assiduidade ao tema é fácil de explicar: apesar de muito sazonais, discos de Natal são altamente rentáveis. Assim, em tempos bicudos como esses que a Indústria Fonográfica vem vivendo, conseguir vender discos acaba sendo sempre um grande privilégio para qualquer artista.

Além do mais, excursionar com uma orquestra com 18 músicos em circunstâncias normais não só não é nada barato, como só é viável em ocasiões muito especiais. Como o Natal, por exemplo.

Pois Brian Setzer é completamente maluco por sua Orquestra. No início todo mundo achava engraçado um cara como ele, escolado num power trio de rockabilly como os Stray Cats, ter tamanho carinho por comandar uma formação tão grande de músicos.

Mas ele tem mesmo. Faz de tudo para manter sua Orquestra viva e ativa, mesmo sendo pouco rentável. Há 12 anos, a Brian Setzer Orchestra é o cartaz principal da Christmas Rocks! Tour, que circula por algumas capitais americanas no mês de Dezembro.

Ou seja: o bom e velho bad boy do neo-rockabilly americano surgido na Inglaterra em meio à cena pós-punk, quem diria acabou se tornando um emissário do bom velhinho do Polo Norte.



Nesse recém-lançado "Rockin' Rudolph", Brian Setzer nos oferece mais do mesmo coquetel natalino dançante apresentado nos anteriores "Boogie Woogie Christmas" (2002), "Dig That Crazy Christmas" (2005) e "Christmas Comes Alive" (2010), aplicando solos de guitarra bem "twangy" à frente de uma sessão de metais que conversa com sua guitarra o tempo todo, em fraseados divertidos e contagiantes, com uma desenvoltura rara em big bands nos dias de hoje.

"Rockin' Rudolph" tem desde nuggets natalinos pouco lembrados como "Here Comes Santa Claus" de Gene Autry -- ele mesmo, o cowboy dos seriados de cinema dos Anos 30 e 40 -- e "Little Jack Frost" do pianista de jazz Seger Ellis, quanto números natalinos do Século 19, como "Hark! The Herald Angels Sing!" de Charles Wesley e "O Little Town Of Bethlehem" de Philip Brooks, até rocks sensacionais como "Rockin'  Around The Christmas Tree" e "Rockabilly Rudolph", ambas compostas por Johnny Marks nos Anos 1950.

Claro que o xodó do disco vai ser a gravação deliciosa da versão de natal de "Meet The Flintstones", que ganhou uma letra natalina e o nome "Yabba Dabba Yuletide". Fãs do velho desenho animado da Hanna-Barbera com certeza vão lembrar com carinho dela de um velho especial de natal dos Flintstones da primeira metade dos Anos 1960.


Enfim, Brian Setzer está cantando melhor do que nunca nesses 12 novos números de Natal que ele escolheu para compor esse delicioso "Rockin' Rudolph", produzido por Peter Collins e Steve Gibson para a Surfdog Records, selo fundado 14 anos atrás pelo próprio Brian Setzer.



Por uma questão de justiça, por conta da excelência do trabalho apresentado aqui, conheçam a formação completa da Brian Setzer Orchestra:

Brian Setzer (guitarra, vocal, arranjos)

Charlie Peterson, Jim Youngstrom, Matt Zebly, Sam Levine, Tim Messina, Eric Morones (saxofones)

Roy Agee, Mike Briones, Barry Green, Robbie Hioki, Jeremy Levy, Kerry Loeschen (trombones)

Sean Billings, Ron Blake, Mike Haynes, Jamie Hovorka, Steve Patrick, Steve Reid (trompetes)

Matt Rowlings (piano)

John Hatton, David Spicher (baixo acústico)

Paul Leim, Tony Pia (bateria)

Julie Setzer, Shannon Brown, Josy Nardone, Leslie Spencer (vocais de fundo)



E já que isso aqui está mais para uma louvação do que para uma crítica, finalizo com as palavras do próprio Brian Setzer sobre "Rockin' Rudolph": 

“Essas canções são todas fantásticas. Pouco importa se são canções de festas ou quando foram compostas: são todas grandes canções. O truque é fazer com que elas soem "hip". Se bem que algumas delas são "hip" desde quando foram compostas, não é necessário aplicar truque algum nelas"

Ao som de Brian Setzer e sua Orquestra, ALTOeCLARO deseja um Feliz Natal bem suingado e dançante para todos os seus leitores.



WEBSITE OFICIAL
http://www.briansetzer.com/ 

DISCOGRAFIA COMENTADA

http://www.allmusic.com/artist/the-brian-setzer-orchestra-mn0000524228/discography

AMOSTRAS GRÁTIS




Nenhum comentário: