domingo, dezembro 20, 2015

2 OU 3 COISAS SOBRE "ZIPPER DOWN", NOVO LP DOS EAGLES OF DEATH METAL

por Chico Marques


Não dá para negar a velha frase favorita do saudoso cineasta francês François Truffaut: "A vida tem mais imaginação que nós".

Quem diria que, depois de 15 anos na cena independente de Los Angeles, com um projeto artístico extremamente divertido e quase diletante, os amigos de adolescência Jesse Hughes e Josh Homme iriam emplacar com o grande público a partir da terrível desgraça ocorrida no Club Le Bataclan, foco principal dos atentados terroristas de 13 de Setembro de 2015 em Paris?

Pois foi o que aconteceu. O Eagles Of Death Metal estava na Cidade Luz para o lançamento de seu novo disco, "Zipper Down", o quarto de sua carreira. Por não ser uma banda mainstream, capaz de arrastar multidões para dentro de um Estádio -- como o U2 ou o Pearl Jam, por exemplo --, o Club Le Bataclan, com capacidade para no máximo 1.500 pessoas, estava de muito bom tamanho para acomodar os fãs parisienses da banda e mais alguns novos adeptos.

Toda essa encrenca em Paris parece colocar um ponto final num período bastante conturbado na vida do biker e boogie-rocker Jesse Hughes, relatado no recente documentário "The Redemption Of The Devil", sobre sua recente ordenação como pastor protestante em uma dessas seitas malucas que pipocam na California desde o início do Século XX, além de seu casamento com a ex-estrela pornô Tuesday Cross, seu envolvimento com militantes pró-NRA (National Rifle Association) e sua batalha pela custódia de um filho de um casamento anterior.

Consta ainda que o "making of" desse novo disco, "Zipper Down", foi, segundo fontes, um tanto quanto atrapalhado, e teria sido salvo pela concisão de idéias de Josh Homme, encarregado da produção, que fez uso de toda a bagagem adquirida em anos e anos como cantor e produtor do grupo Queens Of The Stone Age.



Quem vê o visual Doobie Brothers Anos 70 dos Eagles Of Death Metal, logo percebe que são gozadores. O assunto principal do repertório do Eagles Of Death Metal em "Zipper Down" é sempre mesmo: sexo, mulheres fogosas e dadivosas e, claro, zippers arreados, prontos para o que der e vier. O tom da banda é sempre de galhofa. Mas não uma galhofa inócua qualquer. O Eagles Of Death Metal é musicalmente arrojado, faz uso de saídas musicais modernas e inusitadas, e produz discos para apetites musicais diferenciados. É uma banda que passa milhas distante de qualquer obviedade do mercado fonográfico.

"Zipper Down" abre com "Complexity", um rock tipo anos 50 que brinca com os paradoxos da vida, que faz uso de vocais de fundo perseguidos por um sax barítono meio desgovernado numa muralha de som engarrafada. É um número curto e de rachar de rir. Phil Spector certamente teria aprovado a brincadeira.

"Silverlake KSOFM", a faixa seguinte, pode até parecer à primeira vista uma saudação ao hoje elegante bairro de Los Angeles, mas uma leitura cuidadosa revela ironias e sarcasmos disparadas em primeira pessoa dignas das canções clássicas de Randy Newman escritas para a cidade, como "I Love L.A.". Simplesmente sensacional.

O resto do disco soa mais familiar, mas nem por isso é menos atraente. Números suingados como "Got A Woman", "Skin Tight Boogie" e "So Easy" remetem diretamente às aventuras musicais da banda em seus três discos anteriores, e servem para colocar "Zipper Down" mais próximo do chão. 

E então, a releitura meio desarvorada de "Save A Prayer", do Duran Duran, fecha o disco quase em tom de piada, deixando o arremate final para 'The Reverend", uma carta de (más) intenções extremamente bem humorada do Reverendo Jesse Hughes a seus discípulos.



É perfeitamente compreensível que tanto os roqueiros mais ortodoxos quanto os fãs de rock pop permaneçam insensíveis às idéias musicais do Eagles Of Black Metal. Não é uma banda que veio para facilitar as coisas. Seu decadentismo modernoso segue uma cartilha musical muito própria.

Chega a ser sintomático que justamente eles tenham sido escolhidos como vítimas da tragédia promovida pelos terroristas do Estado Islâmico.

Mas o fato deles estarem, dois meses depois do ocorrido, em tournée pela Europa novamente, intrepidamente divulgando a palavra do Reverendo Jesse Hughes para platéias destemidas, já é prova suficiente de que o Ocidente Decadente e Depravado continua vencendo a Guerra.



WEBSITE OFICIAL
http://eaglesofdeathmetal.com/

DISCOGRAFIA COMENTADA
http://www.allmusic.com/artist/eagles-of-death-metal-mn0000165652/discography

AMOSTRAS GRÁTIS
    

Nenhum comentário: