segunda-feira, dezembro 21, 2015

2 OU 3 COISAS SOBRE "THROUGH THE CRACKS" E "NOBODY'S CHILDREN", DUAS COLETÂNEAS DE FAIXAS RARAS DE TOM PETTY & THE HEARTBREAKERS

por Chico Marques


Em 1996, Tom Petty & the Heartbreakers estavam no auge de suas carreiras.

Formados em Gainesville, na Flórida, eles conseguiram uma proeza única na cena musical americana: foram abraçados pelo Estado da California por terem conseguido resgatar em plenos Anos 70 as sonoridades meio esquecidas -- devidamente repaginadas, diga-se de passagem -- de bandas clássicas de Los Angeles nos Anos 60 como The Byrds e Buffalo Springfield.

Depois de 20 anos de intensa popularidade e 8 festejadíssimos LPs de estúdio para a MCA Records -- 10 se contarmos "Full Moon Fever" e "Wildflowers", assinados apenas por Petty, mas com quase todos os Heartbreakers no suporte --, nossos bravos rapazes estavam prontos para encarar uma nova etapa de suas carreiras na Warner Bros Records.


Mas havia uma pendência contratual de Tom Petty & the Heartbreakers com a MCA que ainda precisava ser saldada, e que impedia que a banda lançasse um novo disco de inéditas pela sua nova casa. Foi quando Petty decidiu chutar para o alto e ofereceu à MCA um projeto de uma caixa retrospectiva de 20 anos de carreira com nada menos que seis CDs: três fazendo uma retrospectiva cronológica da tragetória da banda e outros três com demos, outtakes e covers, além de gravações do Mudcrutch -- banda que Tom Petty e Mike Campbell tiveram nos dois anos que antecederam a estreia oficial dos Heartbreakers. Era pegar ou largar. 

A MCA pegou. E lançou a caixa, luxuosíssima, com o título "Playback", e títulos específicos para cada um dos 6 cds do pacote. Não foi exatamente um sucesso de vendas por ser um pacote caro e ambicioso demais, de interesse exclusivo dos fãs mais ardorosos, mas serviu como um rito de passagem para Petty e seus comparsas rumo aos 20 anos seguintes de vida da banda.


Mas, como todos sabemos, de uns anos para cá essas caixas retrospectivas mais ambiciosas, com muitos cds, começaram a deixar de interessar aos fãs das bandas, que passaram a preferir caixas ainda mais extensas com sessões completas de gravação. Como as recentes "The Cutting Edge", que reúne tudo o que Bob Dylan gravou em estúdio entre 1965 e 1966, e "The Ties That Bind", que agrupa em 4 cds e 3 dvds todas as gravações de estúdio feitas por Bruce Springsteen entre 1979 e 1980, além de um show inédito, um documentário e gravações realizadas na longa tournée que veio a reboque do álbum duplo "The River".

Por conta disso, quando Tom Petty começou a gerenciar o lançamento de toda a sua discografia para venda através de downloads digitais, ficou na dúvida se fazia sentido lançar "Playback" digitalmente no formato original. E então, depois de consultar seu staff para definir a melhor saída para comercializar "Playback", ficou decidido que os discos 5 e 6 da caixa -- "Through The Cracks" e "Nobody's Children" -- seriam comercializados individualmente em versões digitais neste final de 2015, um ano em que a banda optou por tirar uma licença sabática e não excursionou.


Não há muito o que dizer sobre esses dois discos, a não ser que são ótimos complementos aos LPs de carreira de Tom Petty & The Heartbreakers, resgatando ítens meio esquecidos que, de tão bons, não mereciam ter sido excluídos por tanto tempo.

 "Through The Cracks" traz gravações que remontam ao Mudcrutch e seguem pelos primeiros 10 anos de carreira da banda, revelando canções fantásticas que ficaram de fora dos discos oficiais e covers tão inusitados quanto deliciosos.

 Já "Nobody's Children" foca nos demos, inéditas e covers gravados nos anos seguintes, entre 1983 e 1992, resgatando pérolas como "Ways To Be Wicked" -- que Petty e Campbell entregaram para Maria McKee gravar com o Lone Justice -- e "Waiting For Tonight" -- gravada com backing vocals das adoráveis The Bangles, e que permanecia inédita.


Se você é fã de Tom Petty & The Heartbreakers e não possuí a caixa "Playback" na sua coleção, não perca esta chance de conhecer melhor esse material surpreendente da banda.

Acredite: não há maneira melhor do que aguardar até meados de 2016, quando Tom Petty & The Heartbreakers devem sair em tournée mais uma vez, promovendo o lançamento do novo LP que será gravado ao longo deste Inverno que está começando no Hemisfério Norte.   

Cada um dos álbuns tem um custo de US$ 9,99 via iTunes Music Store, Amazon MP3 e Spotify, e podem ser adquiridos através do website oficial de Tom Petty com um cartão de crédito internacional.


WEBSITE OFICIAL

DISCOGRAFIA COMENTADA

AMOSTRAS GRÁTIS



Nenhum comentário: