quarta-feira, junho 06, 2012

B NEGÃO E OS SELETORES DE FREQUÊNCIA: SOUL MUSIC ZONA NORTE SÉCULO 21


Lá pelo final dos anos 90, quando o Planet Hemp era – ao lado da Nação Zumbi e do Mundo Livre S.A. -- o que havia de mais vigoroso na cena musical brasileira, tive a chance conhecer essa figura curiosa chamada B Negão.

Na época, o Hemp estava lançado "Queimando Tudo", seu disco derradeiro, e a vitoriosa tournée deles passava aqui por Santos, para delírio da molecada de todo o Litoral Paulista.

Fui até o hotel onde estavam hospedados para recepcioná-los em nome da rádio onde trabalhava -- responsável pela divulgação do show -- e tentar registrar uma entrevista num gravadorzinho de MiniDisc.

Chegando lá, não pude acreditar no que vi.

A banda havia tomado um andar inteiro em um hotel 3 estrelas no Centro da Cidade, Assim que saí do elevador, nuvens densas de maconha pairavam pelos corredores, e todas as portas de todos os quartos estavam abertas, com putas passeando para lá e para cá e todo mundo dando sonoras gargalhadas o tempo todo. Ou seja: o conceito roqueiro do Paraíso.

Pensei comigo: bom, a entrevista já rodou, está todo mundo meio fora de órbita e ninguém vai conseguir falar com objetividade em meio a toda essa esbórnia. Procurei por Marcelo D2, e não o encontrei em lugar algum daquele andar do hotel. Já B Negão eu nem precisei procurar muito. Me recebeu muito educadamente. Se apresentou como "o Bernardo". E, para minha surpresa, rendeu uma entrevista lúcida, extremanente clara e objetiva.

Mais tarde, na hora do show, numa casa noturna que funcionava no mesmo velho cinema onde outrora funcionou o Heavy Metal, na Praia do Boqueirão, fiquei de boca aberta com a performance da banda ao vivo.

Eu, que não via nada demais nos discos do Planet Hemp até então, saí de lá fã absoluto deles.

E para mim estava claro que pelo menos 30% do poder de fogo do Hemp ao vivo merecia ser creditado a B Negão e seu suingue fantástico que transbordava em raps fulminantes.


Pois bem, o MC e rapper B Negão dos tempos do Hemp hoje é passado.

"O Bernardo" o dominou completamente, levando-o a experimentar saídas musicais as mais diversas ao longo dos últimos 12 anos, em projetos como The Funk Fuckers, Turbo Trio e Loucomotivos, até chegar às faces musicais múltiplas de "Sintoniza Lá", à frente do grupo Seletores de Frequência.

Já na primeira audição do LP fiquei bastante impressionado com o vigor da empreitada. Tudo soa infinitamente mais intenso que em seu trabalho anterior com os Seletores, "Enxugando Gelo" (2003), e também muito superior a todas as bandas onde embocou nesses anos todos.

"Sintoniza Lá" brilha pela multiplicidade e pela modernidade, e mapeia de forma carinhosa todas as sororidades que fazem a cara das ruas dos dias e das noites do Rio de Janeiro nesse (ainda) início de Século. Por essas e outras, está para o momento musical atual assim como "Da Lata" (1995), de Fernanda Abreu, estava para os anos 90.

Suas 11 faixas trazem ecos dos Paralamas, da Motown, de O Rappa, do funk dos anos 70, do melhor rock and roll e até do Planet Hemp -- mas a maneira como essas sonoridades de alternam ou, vez ou outra, se misturam, nunca é menos que espetacular.

Se Marcelo D2 optou por fazer de sua carreira pós-Hemp um híbrido conceitual de rap e samba -- que aos poucos vai dando sinais claros de esgotamento --, "o Bernardo" prefere partir para uma antropofagia sonora onde se propõe a reinventar seu personagem B Negão a cada faixa do disco.

E B Negão resiste firme e forte.

Aliás, parece ter sido feito para esses tempos em que vivemos, e provavelmente estava quieto, apenas esperando por seu grande momento:

Agora.


Quer um conselho?

Não hesite e caia logo na festa do Bernardo que ele sabe muito bem onde quer chegar, e também onde quer levar você.

Aliás, sempre soube.

Desde aqueles tempos esfumaçados em que vivia queimando tudo até a última ponta.

BIO-DISCOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/BNeg%C3%A3o

CD Á VENDA NA DISQUERIA-SANTOS

MYSPACE
 http://www.myspace.com/seletores

FACEBOOK
 http://www.facebook.com/pages/B-Neg%C3%A3o/137802572903594

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: