sábado, junho 30, 2012

OS TAPES DE JERRY GARCIA E DAVID GRISMAN: ROUBADOS PELO ENTREGADOR DE PIZZAS E RESGATADOS PELA WEB





Jerry Garcia e David Grisman são parceiros desde os anos 60 em diversos projetos.

Sempre foram amigos, e nunca desgrudaram um do outro por muito tempo, por mais longas e confusas que fossem as tournées do Grateful Dead.

No entanto, foi só em 1990 que os dois consideraram gravar discos em parceria, explorando vários gêneros musicais -- do folk ao jazz, além de canções infantis e até um pouco de blues -- sem fazer a menor cerimônia.

Essas brincadeiras resultaram em dois discos premiados com Grammies, e certamente teriam seguido adiante se não fosse pela morte de Garcia em 1995, que acabou repentinamente com a brincadeira saudável que rolava entre os dois velhos compadres musicais.

Mas como Garcia era velho habituée do estúdio caseiro de Grisman -- que, por sua vez, gravava muitas das sessões informais que eles faziam juntos --, de tempos em tempos David Grisman começa a fuçar em seu arquivo de gravações, recolhe mais algumas pérolas gravadas por eles dois em alguma noite inspirada e traz o bom e velho Jerry "Capitão Barato" Garcia de volta à vida novamente.

Daí, monta um novo disco da velha dupla só para matar a saudade -- dele, e também de seus fãs.


O álbum triplo "The Pizza Tapes", no entanto, não faz parte dessas gravações que Grisman guardou. Diz a lenda que Garcia e Grisman, mais o guitarrista Tony Rice, haviam tocado juntos por várias horas durante um dia inteiro, e aí decidiram pedir pizzas. Quando o entregador de pizzas chegou, as fitas DAT estariam em cima da mesa e teriam sido surrupiadas por ele e entregues ao mercado pirata.

Verdade ou não, essa história envolvendo esse entregador de pizzas deadhead virou uma espécie de lenda urbana, que foi alimentada ainda mais depois da morte de Garcia, quando discos com as tais sessões finalmente começaram a chegar ao mercado paralelo.

Pois Grisman foi ao resgate dos masters originais das sessões de gravação e então lançou "The Pizza Tapes" em 3 volumes diferentes, até reunir recentemente todos os 3 e mais alguma coisa nessa caixa tripla muito divertida "The Pizza Tapes - Extra Large", distribuída livremente pela web.


Para quem conhece os trabalhos anteriores da dupla, não há nenhuma grande novidade por aqui -- apenas um "mais do mesmo" extremamente descontraído e muito divertido, onde os três passeiam por um repertório tão eclético que nenhum outro artista ou grupo jamais ousaria combinar.

O passeio vai desde standards do jazz como "Summertime" e segue rumo a canções folk como "Man of Constant Sorrow", indo até clássicos do folk-rock como "Knockin' on Heaven's Door", de Bob Dylan, entre outras coisas inusitadas.

Com direito a conversas muito divertidas entre um número e outro, e muitas brincadeiras musicais que jamais caberiam num disco que não fosse 100% caseiro,. como esse.

"The Pizza Tapes": mais um episódio glorioso dessa "long strange trip" do pessoal do Grateful Dead que já vem durando mais de 45 anos.


BIO-DISCOGRAFIA 
http://www.allmusic.com/artist/jerry-garcia-mn0000328288 
http://www.allmusic.com/artist/david-grisman-mn0000809396
http://www.allmusic.com/artist/jerry-garcia-david-grisman-mn0001838321 

WEBSITE OFICIAL 
http://www.dawgnet.com/ 

AMOSTRAS GRÁTIS

Nenhum comentário: