sábado, abril 28, 2012

BILLY BRAGG E WILCO: REDIMENSIONANDO O LEGADO DE WOODY GUTHRIE PARA AS GERAÇÕES QUE AINDA ESTÃO POR VIR.


A América comemora o centenário de Woody Guthrie este ano.

Woody Guthrie, para quem não conhece, foi um folk singer combativo e um compositor implacável com as mazelas que oprimiam a classe trabalhadora americana nos anos 30 e 40.

Herói musical e existencial de nove em cada dez jovens folk singers inconformados com o 'Sistema" surgidos nos anos 60 -- entre eles, o jovem Bob Dylan --, Guthrie virou lenda por correr os quatro cantos da América com seu violão, levando sua mensagem populista e pró-Sindicalista onde quer que ela fosse incômoda ao "Establishment" naquela época.

Mas o diabo é tempo passou, sua música foi ficando datada demais, e sobreviveu esses anos todos a duras penas, apesar de ter sido agraciada com dois revivals -- um na ocasião de sua morte em 1967, e outro em 1976 no lançamento de sua cinebiografia "Bound For Glory", dirigida por Hal Ashby e com David "Kung-Fu" Carradine interpretando Woody.

Pois bem: vinte anos atrás, os herdeiros de Woody Guthrie negociaram com a editora musical da Warner Bros. Records uma série de manuscritos dele com dezenas de letras para canções que ele nunca cegou a musicar -- em parte por serem "off-topic" demais para sua reputação de folkie politizado.

A idéia do pessoal da Warner era entregar essas letras para compositores de prestígio com alguma afinidade com Guthrie, para que eles as musicasse.

Mas como era um projeto caro e complicado, que não entusiasmava a ninguém na direção da gravadora, nunca entrou nas prioridades principais deles.



Até que um dia alguém comentou sobre as letras de Woody Guthrie com Jeff Tweedy, do grupo Wilco, e também com o folk singer inglês Billy Bragg, e eles se resolveram encampar o projeto de virar parceiros em composições de Woody Guthrie.

Mas sem reverências. Trataram Woody Guthrie de igual para igual. Billy Bragg compôs algumas canções, Jeff Tweedy e seus parceiros do Wilco compuseram outras, e nessa brincadeira eles conseguiram fazer Woody Guthrie renascer como artista.

Até porque muitas dessas letras revelam facetas muito curiosas de Woody, que não tem nada a ver com o folk singer de protesto.

Quem poderia imaginar que ele gostava tanto de Ingrid Bergman a ponto de compor uma canção para ela?

Ou que ele poderia ser capaz de compor canções como "Christ For President" e "My Flying Saucer"?

Ou ainda que ele fosse capaz de tanto lirismo quanto em "Someday Some Morning Sometime" ou "At My Window Sad And Lonely"?


Tudo isso veio à tona em dois discos magníficos que são verdadeiras revelações musicais de Billy Bragg & Wilco (com participação especial da delicadíssima Natalie Merchant), chamados "Mermaid Avenue" (1997) e "Mermaid Avenue 2" (2000).

Mas o que ninguém sabia é que as sobras de estúdio dessas sessões de gravação ainda continham tantas preciosidades.


Pois bem, agora vem tudo à tona em "Mermaid Sessions - The Complete Sessions", com os dois cds originais, mais um terceiro repleto de faixas acabadas que ficaram de fora, e ainda alguns demos bem reveladoras de como foi árduo, mas divertido, o processo de composição de Bragg e Tweedy.

São mais de 3 horas de música popular americana de primera grandeza, produzida por compositores da gema do folk e do rock and roll.

É uma daquelas associações que, em princípio, tinha tudo para dar errado.

Mas acabou saindo melhor... muito melhor que a encomenda.



INFO:
 http://www.allmusic.com/artist/woody-guthrie-p1995/biography
http://www.allmusic.com/artist/billy-bragg-p3761/biography
 http://www.allmusic.com/artist/wilco-p142015/biography
 
DISCOGRAFIAS:
http://www.allmusic.com/artist/woody-guthrie-p1995/discography
http://www.allmusic.com/artist/billy-bragg-p3761/discography
http://www.allmusic.com/artist/wilco-p142015/discography

WEBSITES OFICIAIS:
 http://www.woodyguthrie.org/
http://billybragg.com/
 http://wilcoworld.net/

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: