segunda-feira, abril 23, 2012

O BLUES GLOBALIZADO DE BOB MARGOLIN: GUITARRISTA JUDEU DE CHICAGO QUE CIRCULA PELO MUNDO COM UMA BLUES BAND ITALIANA


É muito comum artistas de blues viajarem pelo mundo afora sem suas bandas por razões econômicas.

E então, ao chegar num outro país, serem recebidos por bandas completamente inadequadas a eles, e daí terem que se virar com elas mesmo e com um repertório genérico qualquer para não fazer feio com o público.

Mas, de vez em quando – muito de vez em quando --, acontece o contrário, e a banda anfitriã acaba funcionando bem até demais.

Tanto que até acaba gravando um disco com o artista convidado.


Bob Margolin, grande guitarrista de Chicago e ex-integrante da banda de Muddy Waters nos anos 70, passou por isso recentemente numa tournée pela Europa.

Foi recebido de forma tão calorosa pela banda de blues italiana Mike Sponza Blues Band que, por pouco, Bob não os trouxe de volta com ele para Chicago depois que os compromissos acabaram.

O caso é que eles se entenderam tão bem musicalmente que decidiram entrar num estúdio juntos numa tarde para gravar um disco a toque de caixa.


O resultado é esse ‘Blues Around The World”, em princípio um ítem meio redundante na discografia de Bob Margolin, já que mais da metade do repertório consiste de regravações de números presentes em álbuns anteriores dele.

Mas o diferencial é o suingue anfetaminado dos italianinhos da Mike Sponza Blues Band, que trouxeram um gás todo especial às performances de Bob Margolin.

Convenhamos, Bob Margolin é um excelente guitarrista, mas seus discos estavam ficando tradicionalistas e domésticos demais, e com surpresas de menos.

Aqui, em “Blues Around The World”, ele vai exatamente na contramão disso.

E vai feliz da vida.

E é praticamente impossível o ouvinte não sentir toda essa vibração rolando na maioria dos 12 números que eles gravaram ao vivo no estúdio para esse LP.


Daí, se por um lado ‘Blues Around The World” é o veículo perfeito para colocar no mercado americano os ragazzi da Mike Sponza Blues Band, por outro é uma lição para esses bluesmen clássicos que ainda viajam sem banda e sem noção do que vão encontrar em terras estrangeiras.

Por São John Lee Hooker: escolham bem as “bandas cavalo” que irão recebê-los antes de cair na estrada.Nós -- que somos o público pagante desse tipo de show -- agradecemos muito a atenção.


INFO:
http://www.allmusic.com/artist/bob-margolin-p27799/biography
DISCOGRAFIA:
 http://www.allmusic.com/artist/bob-margolin-p27799/discography

WEBSITE OFICIAL:
 http://bobmargolin.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: