terça-feira, abril 10, 2012

IAN ANDERSON RESGATA O LP MAIS AMBICIOSO DO JETHRO TULL NUMA SEQUÊNCIA IMPECÁVEL


Ian Anderson é um velho conhecido de todos nós.

Líder do Jethro Tull -- a mais bem sucedida banda de folk rock inglesa em todos os tempos --, ele construiu uma carreira sólida com seus companheiros de banda do final dos anos 60 até a virada do século.

De lá para cá, o Jethro Tull parou de gravar discos com material inédito e passou a apenas excursionar pelo mundo. Paralelamente a isso, Anderson se envolveu em projetos solo prioritariamente instrumentais, bem diferentes dos que ele desenvolvia com o Tull, mas nada estranhos aos ouvidos dos velhos fãs da banda.

Até por conta disso, ninguém esperava que, a essa altura do campeonato, Ian Anderson resolvesse resgatar o Jethro Tull e revisitar "Thick As A Brick", o mais famoso dos dois discos conceituais que a banda cometeu na primeira metade dos anos 70, preparando uma sequência dele ambientada quarenta anos mais tarde, na mesma cidadezinha original e com os mesmos personagens do disco clássico.

Pois foi exatamente o que ele fez.

E o resultado, ainda que inferior ao original, é bem honesto e divertido.

"Thick As A Brick 2 - Whatever Happened To Gerald Bostock" é uma aventura musical bastante curiosa, que mostra o jovem poeta Gerald -- que tinha 10 anos de idade em 1972 -- completando 50 anos e revendo o que foi feito de sua vida ao longo de todo esse período de tempo.

Enquanto Gerald Bostock devaneia sobre as coisas que ele nunca teve coragem para realizar, Ian Anderson promove uma viagem musical riquíssima pelo imaginário musical inglês com sua flauta exuberante e sua voz inconfundivel.

Se você é fã de "Thick As A Brick" e do Jethro Tull, pode ficar tranquilo, pois essa sequência não só não deturpa absolutamente nada do espírito original do trabalho da banda, como amplia ainda mais o espectro musical dela.

Ao final da audição, no entanto, fica a pergunta: Será que essa sequência era realmente necessária?

Eu, que não sou purista nem tradicionalista "diehard", acho que não era necessária, realmente.

Mas se "Thick As A Brick 2 - Whatever Happened To Gerald Bostock" conseguir em algum momento arrancar um sorriso de algum velho admirador familiarizado com todo aquele universo, imagino que toda a empreitada de Mr. Anderson e as desventuras de Gerald Bostock já terão encontrado uma razão de ser.



Detalhe: Se a capa original de "Thick As A Brick", de 1972, era um jornal interiorano que se abria, revelando todas as peculiaridades daquela pequena comunidade, a capa de "Thick As A Brick 2 - Whatever Happened To Gerald Bostock" é uma página do website daquele mesmo jornal, ainda ativo depois de tcdo esse tempo, com comentários de leitores e tudo mais. Uma bela idéia, muito bem desenvolvolvida. Vale uma olhada.



INFO:
http://www.allmusic.com/artist/jethro-tull-p4610/biography

DISCOGRAFIA:
http://www.allmusic.com/artist/jethro-tull-p4610/discography

WEBSITE OFICIAL:
http://www.jethrotull.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:


Nenhum comentário: