sexta-feira, abril 27, 2012

IRVIN MAYFIELD SE RASGA TODO NUMA LINDA DECLARAÇÃO DE AMOR A SUA NEW ORLEANS



Começa hoje – sexta, 27 de Abril – a edição deste ano do prestigiadíssimo New Orleans Jazz & Heritage Festival, o maior e mais eclético Festival Anual de Música dos Estados Unidos.

Para quem não conhece, é um grande evento que acontece em 3 palcos simultâneos no City Park, onde se apresentam grandes atrações musicais nacionais intercaladas com músicos da cidade e de vários cantos do mundo.

Este ano, por exemplo, o festival recebe -- além de grandes atrações de jazz, rhythm & blues, reggae, salsa e pop -- vários medalhões do rock como Bruce Springsteen, Tom Petty & The Heartbreakers, The Beach Boys (com Brian Wilson) e Foo Fighters, quase sempre intercalados com atrações locais.
  
A característica mais marcante do New Orleans Jazz & Heritage Festival é justamente valorizar a Prata da Casa, para que os turistas do resto do país conheçam, e nunca mais esqueçam da música de lá. Só mesmo em lá – talvez também em Austin, Texas – um evento nesse formato, e desse tamanho gigantesco, poderia acontecer.

Quem participa do New Orleans Jazz & Heritage Festival, no palco ou na platéia, sempre leva uma boa recordação para casa – seja uma jam session com algum grande músico da cidade, ou apenas a magia do convívio com aquela gente toda da cena musical da cidade num evento musical tão ecumênico.


Irvin Mayfield é um dos muitos músicos de New Orleans revelados aos Estados Unidos através de performances no New Orleans Jazz & Heritage Festival e no embalo do sucesso de Wynton, Branford e Delfayo Marsalis.

Nascido há 35 anos, ele ganhou seu primeiro trumpete aos 10 anos de idade, e desde cedo começou a devorar os discos clássicos de Lee Morgan, Dizzy Gillespie e Miles Davis, suas influências mais claras.

Músico de formação clássica, Irvin sempre se dividiu entre várias frentes. É educador nas Clínicas de Música que atendem as escolas públicas de New Orleans, compõe e rege peças musicais intrincadíssimas à frente da New Orleans Jazz Orchestra, toca bebop com seu combo tradicional e ainda se diverte de vez em quando com seus velhos comparsas do divertidíssimo grupo de latin jazz Los Hombres Calientes.

Irvin Mayfield tem reconhecimento da crítica, mas ainda é pouco conhecido do público fora da cidade, até porque todos os seus LPs foram gravados para o selo independente Basin Street Records, lá de New Orleans mesmo.

O único problema com sua carreira é uma certa falta de foco, já que, aparentemente, muitas dessas frentes em que Irvin Mayfield milita aparentemente não conseguem se misturar.


Pois “A Love Letter To New Orleans” vem para desafiar essa idéia, usando a cidade de New Orleans como fio condutor entre as canções.

Aqui, nessa curiosa antologia, 7 números bem sacodidos de Los Hombres Calientes andam lado a lado com números de bebop gravados com seu quarteto e duetos trumpete-piano com o professor e patriarca Ellis Marsalis. A mesma seqüência de canções do disco dá nome aos capítulos de sua autobiografia, que acompanha o disco, numa edição bem luxuosa.

É uma bela introdução aos vários talentos de Irvin Mayfield.

Como neo-bopper, ele pode não ser lá tão eloquente quanto seus companheiros de geração Terence Blanchard e Nicholas Payton, mas é altamente digno. 

Como músico de jazz moderno de New Orleans, ele é certamente menos ousado que o pessoal da Dirty Dozen Brass Band, mas, por outro lado, não simpatiza com toda aquela anarquia musical -- o que pode ser muito saudável, dependendo da circunstância.

Já como autor de peças mais longas -- como em sua belíssima "Strange Fruit", uma pequena obra prima do jazz moderno --, ele se revela melhor ainda que seu amigo e mentor Wynton, e brilha intensamente.

Nessa antologia, Irvin Mayfield consegue colocar todas essas facetas de sua personalidade musical em uma nova e única perspectiva, fechando 15 anos de carreira de forma coesa e intensa, numa tocante dedicatória de amor eterno a sua bela cidade..

Que venham agora os próximos 15 anos.

PS: Irvin Mayfield, como de hábito, vai tocar no New Orleans Jazz & Heritage Festival deste ano comandando a New Orleans Jazz Orchestra -- não só nos palcos do City Park, mas também nos nightclubs do French Quarter.



INFO:
 http://www.allmusic.com/artist/irvin-mayfield-p359078/biography

DISCOGRAFIA:
 http://www.allmusic.com/artist/irvin-mayfield-p359078/discography

WEBSITE OFICIAL:
 http://irvinmayfield.com/

NEW ORLEANS JAZZ AND HERITAGE FESTIVAL:
 http://www.nojazzfest.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:


Nenhum comentário: