segunda-feira, abril 09, 2012

DENTRO DE JANIVA MAGNESS, MORA UMA NEGONA COM UM VOZEIRÃO MARAVILHOSO



Janiva Magness é o blues em pessoa.

Sua biografia é uma sucessão de desastres pessoais. Seus pais se suicidaram quando ainda era adolescente em Detroit. Depois, foi morar nas ruas e engravidou acidentalmente aos 17 anos, sendo obrigada a entregar o filho para adoção. Mais adiante, caiu na bebida, nas drogas e na prostituição.

Diz ela que sua vida mudou quando viu Otis Rush ao vivo num nightclub em Minneapolis. Foi quando ela decidiu que queria ser cantora. De blues e soul music. Sabia que tinha voz para isso. Daí, começou a trabalhar nesse projeto como se sua vida dependesse disso, até conseguir dar certo.

Verdade ou não, ela seguiu para Los Angeles em busca de uma chance no meio musical, e não podia ter chegado lá num momento pior. O ano era 1986, não havia espaço para artistas que não soassem como Michael Jackson, Prince ou Madonna.

Mesmo assim, ela insistiu. Deu muito com a cabeça na parede, mas então, em 1996, depois de dez anos de muita batalha, ela finalmente conseguiu estrear em disco com seu blend de blues, rhythm and blues e soul music.

E de lá prá cá não parou mais.


"Stronger For It" é seu oitavo disco -- e o terceiro gravado para a Alligator Records, que se empenhou em dar um gás todo especial a sua carreira.

Para isso, ela teve que deixar um pouco de lado os blues mais tradicionais e redirecionar seu repertório para um mix de soul pedestre de Memphis com o swing funkeado de New Orleans e o blues moderno de Chicago.

Valeu a pena. Até porque deu certo. As composições de Janiva ajudaram bastante, pois são todas de primeira linha, envolventes e grudentas na medida certa. E os quatro covers escolhidos para esse disco, no mínimo deliciosos.

Só nos resta torcer para que essa fórmula de sucesso de Janiva Magness não se esgote rapidamente, para que possamos desfrutar de mais discos como esse "Stronger For It".

Se você ainda não teve o prazer de ouvir Janiva Magness soltando sua voz, prepare-se.

Para o melhor, claro.



INFO:
http://www.allmusic.com/artist/janiva-magness-p289536/biography

DISCOGRAFIA:
http://www.allmusic.com/artist/janiva-magness-p289536/discography

WEBSITE OFICIAL:
http://janivamagness.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:




Nenhum comentário: