terça-feira, abril 03, 2012

LÁ VEM A NAÇÃO ZUMBI QUEBRANDO TUDO NOVAMENTE... AGORA AO VIVO.


Quinze anos atrás, quando Chico Science morreu num acidente de automóvel seguindo de Olinda para Recife, ninguém esperava que sua banda, a Nação Zumbi, fosse conseguir sobreviver a ele.

Havia motivos de sobra para acreditar nisso. Na ocasião da tragédia, Chico Science & Nação Zumbi tinham apenas 2 discos de estúdio gravados e estavam só começando a “acontecer nacionalmente” de acordo com as espectativas da Sony Music, sua gravadora -- e, claro, não só estavam terrivelmente abalados com a morte de seu líder, como também aparentemente sem rumo.

A decisão da Nação Zumbi de seguir em frente, com o incansável Jorge Du Peixe nos vocais, em discos independentes surpreendentes como “Rádio S Amb A” (2000), “Futura” (2005) e “Fome de Tudo” (2007), foi saudada como “corajosa” pela crítica e como “uma bênção” pela enorme legião de fãs da banda, que sempre lotaram seus shows pelo Brasil afora.

Pois bem: estamos em 2012 e a Nação Zumbi não só continua viva e passando muito bem, como acaba de lançar um LP (e DVD) fulminante entitulado “Ao Vivo Em Recife”, mostrando a todos que o MangueBeat definitivamente não é uma tendência pop passageira do início dos anos 90. Veio para ficar.

E a banda está tinindo. É ótimo ver Jorge Du Peixe cantando números da primeira fase da banda com um sotaque próprio, liberto afinal do jeito marcante de cantar de Chico Science. E é mais legal ainda ver a Nação Zumbi suingando forte, com um sotaque um pouco mais roqueiro e menos “frevético” do que 20 anos atrás, no inicio de tudo.

Confesso que ainda não tive a chance de vê-los no DVD – aliás, não vejo a hora, ainda mais depois dos aperitivos disponíveis no YouTube --, mas só de ouvi-los nesse registro ao vivo vigoroso já estou completamente sem fôlego.

E antes que alguém reclame que isso aqui não parece uma crítica, um pequeno esclarecimento. Não é mesmo. Está mais para uma louvação. Não esperem isenção e empirismo da minha parte quando a assunto for a Nação Zumbi.

Parafraseando o grande João Saldanha: “Meus amigos.... Que banda!”



INFO E DISCOGRAFIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_Zumbi

WEBSITE OFICIAL:
http://www.nacaozumbi.com.br/

AMOSTRAS GRÁTIS:


Nenhum comentário: