quarta-feira, maio 16, 2012

ARNALDO ANTUNES SE REINVENTA NUM "ACÚSTICO MTV" BRILHANTE E SEM CONCESSÕES



Arnaldo Antunes está comemorando 30 anos de carreira.

Uma carreira bem acidentada, com forte apelo popular no início, à frente dos Titãs, e cheia de altos e baixos nos anos que se seguiram, dependendo do teor dos álbuns solo que gravava.

Mas o importante é está comemorando 30 anos de carreira sem abrir mão de seu projeto original e sempre se reinventando musicalmente, seja em projetos desenvolvidos com seu amigo e escudeiro Edgar Scandurra ou com os correligionários nos Tribalistas: Carlinhos Brown, Dadi e Marisa Monte.

E comemorando em grande estilo, nesse envolvente “Acústico MTV”, num palco que parece um pequeno circo ou um coreto de praça do interior – o que vier primeiro.

O que mais impressiona logo de cara nas 22 faixas do disco é a facilidade com que Arnaldo consegue desdobrar todas as suas personas musicais fazendo com que elas coubessem nesses formatos musicais utilizados aqui.

Nas palavras do próprio Arnaldo: “É muito bacana. “Acústico” é um teste de resistência das canções. Se elas sobrevivem a um formato, é porque elas são realmente legais. É um trabalho intenso rearranjar tudo.”


Quem comanda a cena toda é, acreditem ou não, o lendário produtor Liminha, que ninguém jamais imaginou trabalhando novamente com Arnaldo Antunes -- Arnaldo inclusive.

A banda de apoio é tão estelar quanto ecumênica, e incluí Curumim (bateria e vocais), Marcelo Jeneci (Vk7, mellotron, clavinete, wurlitzer, acordeom, bells e vocais), Chico Salém (banjo, violão de aço e náilon, lapsteel, guitarra portuguesa e guitalelê) além do indispensável Edgard Scandurra (violão de aço, violão de 12, harp suzuki, talk box e vocais), seu parceirão mais contumaz nesses últimos vinte e poucos anos.

Nas participações especiais, Moreno Veloso e Nina Becker e o trompetista Guizado ajudam a reforçar o aspecto inusitado da empreitada.

De qualquer forma, fica no ar a pergunta: como pode uma combinação tão aparentementemente incompatível de músicos quanto essa funcionar?

Pois funciona exemplarmente bem.

"Arnaldo Antunes Acústico MTV" é uma excelente retrospectiva de carreira, um passeio por várias fases de sua vida que, realinhavadas e colocadas em perspectiva, trazem um relevo impressionante à essa riquíssima trejetória de 30 anos de intensa produção artística.

O repertório traz sucessos, lados B, canções inéditas e outras que ele deu para amigos de presente e que nunca tinha gravado antes -- tudo isso embalado por uma delicadeza musical intrinsecamente brasileira e uma atitude bem menos roqueira que a habitual.

Não se espantem se "Arnaldo Antunes Acústico MTV" despertar o interesse de velhos fãs dos Titãs que nunca deram muita atenção à sua carreira solo, pois esse desejo não saiu em momento algum da cabeça de Liminha durante a concepção desse projeto -- apesar dele jamais perturbar Arnaldo com essa preocupação.

Vejam lá o que vocês vão levar: o CD, o DVD ou o BluRay. Os 3 formatos já estão nas lojas.

Só não deixem passar este trabalho primoroso que conseguiu reunir tanta gente interessante sob um mesmo teto, desafiando com muito talento e muita criatividade um formato de show -- "MTV Unplugged" -- que há já uns bons anos vêm dando sinais inequívocos de fadtiga.

Bravo, Arnaldo Antunes!

"

INFO:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Antunes


DISCOGRAFIA:
http://www.territoriodamusica.com/rockonline/az/discografia/?a=Arnaldo+Antunes

WEBSITE OFICIAL:
http://www.arnaldoantunes.com.br/new/

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: