sexta-feira, maio 18, 2012

RICHARD GALLIANO RELÊ NINO ROTA SOB UMA ÓTICA JAZZÍSTICA E PRODUZ UMA OBRA-PRIMA



Digam o que quiserem: Richard Galliano É um artista de jazz.

Que, infelizmente, não grava jazz tanto quanto gostaria porque o accordion é um instrumento pouco requisitado entre os grupos do gênero.

Mesmo assim, Galliano segue sua trajetória musical com uma atitude intrinsecamente jazzística mesclando a música negra americana com o cancioneiro francês e italiano -- sempre buscando convergências entre os mais diversos idiomas musicais e adequando sonoridades de outras épocas às sensibilidades mais modernas.

Galliano aprendeu a tocar accordion com seu pai ainda muito jovem.

Como gostava demais de jazz, decidiu apreender também a tocar trombone para poder se candidatar a participar de combos e orquestras de jazz.

Conforme foi amadurecendo como músico, foi descobrindo novas maneiras de inserir o accordion no jazz, e pouco a pouco foi-se desinteressando do trombone. 

Ouviu de seu amigo e mestre Astor Piazzolla certa vez que jamais deveria se afastar de suas raízes musicais, mas também jamais deveria ficar restrito a elas. Segue esse conselho à risca desde então.

Hoje, aos 62 anos de idade, não é à toa que esse francês de família italiana já é tido como o accordionista mais importante do cenário musical internacional.

Galliano é um artista múltiplo, imprevisível, que vai de Bach a Billie Holiday sem escalas nem cerimônias, e que grava discos tanto para selos de jazz europeus quanto para a classuda Deutsche Grammophon.


Esse disco, “Nino Rota”, é um exemplo do amplo alcance de Richard Galliano como músico.

Aqui, ele passeia pelo repertório do grande compositor italiano com uma delicadeza, e ao mesmo tempo com uma irreverência absolutamente ímpares, alterando compassos de números tradicionais para que possam receber improvisações onde antes elas não caberiam, e reinventando vários conceitos musicais recorrentes na obra musical de Rota.

Assim como acontecia com a postura musical de Astor Piazzolla – aliás, homenageado por Galliano num aguardado LP que chega às lojas ainda este mês --, nenhuma obra musical composta por Nino Rota é considerada aqui sagrada ou intocável, por melhor e mais emblemática que seja.

E apesar disso, duvido muito que os fãs de Nino Rota consigam torcer o nariz para um projeto tão simpático, tão leve e tão deliciosamente criativo quanto esse


Lançado em Outubro do ano passado em meio às comemorações do centenário do maestro e compositor, esse “Nino Rota” não sai do meu playlist do iTunes desde então.

O caso é que não canso de trabalhar ao som desse disco.

Daí, estava mais do que na hora – meio atrasado, aliás -- de indicá-lo por aqui.

Sendo assim, conheçam Richard Galliano e reencontrem o grande maestro italiano nesse belo disco.

Em algum ponto do Cosmos, quem sabe Nino Rota e Astor Piazzolla -- e quem sabe até Federico Fellini -- não estão bebendo em homenagem a essa deliciosa brincadeira musical promovida por esse discípulo pouco respeitoso.

Mas incomparável.



INFO:
http://www.allmusic.com/artist/richard-galliano-p78594/biography

DISCOGRAFIA:
 http://www.allmusic.com/artist/richard-galliano-p78594/discography

WEBSITE OFICIAL:
 http://www.richardgalliano.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: