sexta-feira, maio 04, 2012

O BLUESMAN DUKE ROBILLARD FLERTA PESADO COM O JAZZ OUTRA VEZ, E SE DÁ BEM.



Tem músicos que não cansam de surpreender a gente.

Duke Robillard é um deles.

Nesses últimos 35 anos, temos visto esse bravo guitarrista de Woosocket, Rhode Island, se reinventando ano após ano, seja como integrante do classudo Roomful Of Blues ou do truculento grupo texano The Fabulous Thunderbirds, ou ainda como líder de bandas de blues, rhythm & blues e até de swamp rock.

Mas então, vez ou outra, eis que o danado ainda se arrisca como músico de jazz, em discos quase sempre aventurescos, como os que gravou com Jay Geils e Herb Ellis.



Nesse “Wobble Walkin”, seu novo trabalho como jazzista à frente de um trio – o baterista Mark Teixeira e o contrabaixista Brad Hallen, ambos de sua banda de blues -- , ele deita e rola brincando de Wes Montgomery da primeira à última faixa.

Apesar de fazer questão de separar bem as coisas, Duke Robillard nunca pretendeu cultivar uma atitude esquizofrênica em relação a seus discos de jazz e de blues.

No fundo, ele é o mesmo guitarrista tocando jazz, blues ou rock and roll -- mudam apenas os tipos de guitarra, os padrões de amplificação e os perfis das bandas.

Claro que essa versatilidade toda soa meio estranha às vezes, até porque não se sabe de nenhum outro guitarrista na cena atual que consiga se desdobrar dessa maneira e que tenha uma discografia tão extensa.

Mas, para Duke Robillard, é apenas bigamia musical, nada além disso.

Aos 64 anos de idade e quase 50 de carreira, ele não parece ter mais nada o que provar como músico -- mas mesmo assim continua seguindo em frente.

Além de músico prestigiadíssimo, é também um dos melhores produtores do ramo, e tem um prazer enorme em trabalhar com artistas veteranos do Jazz, Blues e Rhythm & Blues.

Cada um de seus discos – seja lá do gênero musical que for – é sempre uma aula de maestria na guitarra e uma declaração de amor incondicional à música.

Querer que “Wobble Walkin” seja uma exceção a essa regra é, definitivamente, querer demais.


INFO:
http://www.allmusic.com/artist/duke-robillard-p5288/biography

DISCOGRAFIA:
http://www.allmusic.com/artist/duke-robillard-p5288/discography

WEBSITE OFICIAL:
http://www.dukerobillard.com/

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: