domingo, maio 13, 2012

DJ TUDO: NOS QUINTAIS DO MUNDO E AGORA TAMBÉM À BEIRA-MAR, EM SANTOS.


Nessa próxima terça, o Baile AFROJAZZLATINO & Outras Quisassas vai entortar de vez o prédio da esquina da Siqueira Campos com a Praia, em Santos.

Os intrépidos DJs Stéfanis Caiaffo, Luiz Dias Lufer e Wagner Parra, do FUTURAFRICA, terão o reforço do liquidificador cultural e do caldeirão musical de Alfredo Bello, mais conhecido como DJ Tudo.

Apesar de sua alcunha DJ Tudo ser aparentemente autoexplicativa, acreditem: definí-lo não é tarefa das mais fáceis.

O musicólogo Júlio de Paula, do website CulturaBrasil, que o diga. Esse texto a seguir é de autoria dele:

"Folclorista do século XXI, ele é mestre do afrobeat. Cruzou fronteiras pra pisar em outros terreiros. Perré-dub, dub-ijexá, coco jungle são construções nascidas de suas garrafadas. DJ Tudo é cria (e personagem) do músico e produtor musical Alfredo Bello. Baixista, tecladista e percussionista que já atuou com Lee Scratch Perry, Otto, Apollo 9, além das bandas Dona Zica e Pedra Branca. Produziu os álbuns de Junio Barreto e Gero Camilo, para citar apenas dois. Ao lado de Simone Sou e Marcelo Monteiro, manteve o Projeto Cru. Tendo em vista as mais distintas culturas do mundo, em seu segundo projeto, o DJ Tudo parte para a mistura, expandindo as fronteiras de comunidades da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás. Nos quintais do mundo é álbum gravado e editado entre idas e vindas a São Paulo com colaboração e conexão real a Escócia, Inglaterra, Suécia, França e Senegal. A tecnologia é mais uma arma, uma possibilidade para pensar a música. Equipamentos portáteis de registro em campo possibilitam a colaboração, a arte coletiva. Para entender o conceito do álbum é preciso saber qual o papel do disc jockey. Alfredo Bello trabalha com a ideia do novo e do desconhecido - o DJ deve ser um circulador de novas informações, “mesmo que elas sejam antigas”, ele diz. Ampliar os horizontes para o futuro e para o passado levaram o DJ Tudo pelos caminhos da música tradicional. Antes do DJ, vem o pesquisador de campo com seus microfones a postos. “Bem, eu acredito que [os registros da cultura tradicional] são recortes da história da humanidade. Meu acervo é uma parte, um tijolinho num muro grande que é a história da humanidade”, diz Alfredo. Globalização musical é derrubar fronteiras e levantar as vozes em uníssono por um mundo melhor. “Nos quintais do mundo é uma ampliação do quintal brasileiro pra dialogar com o mundo. O diálogo é muito importante, acho que a gente tem muito problema no mundo por falta de diálogo”

Deu para entender?

Então venha conhecê-lo ao vivo nesta terça, a partir das 22 horas, no Torto (Siqueira Campos com Avenida da Praia).

Você vai descobrir que esse folclore modernoso que ele manipula de forma tão brilhante não só é o futuro da música brasileira moderna, como já é o que há de mais moderno acontecendo na cena alternativa hoje.

Visite o website do selo Mundo Melhor e conheça um pouco mais dessa aventura musical absolutamente singular: http://www.selomundomelhor.org/


Lembrando que nesta terça, a partir das 14 horas, Alfredo Bello/DJ Tudo estará autografando seus CDs na DISQUERIA, Avenida Conselheiro Nébias quase esquina com a praia, em Santos.


Nenhum comentário: