segunda-feira, maio 28, 2012

RESGATANDO A MÚSICA DE GARY PRIMICH E A ALMA DO BLUES MODERNO, NUMA TACADA SÓ.



Gary Primich nasceu em Chicago, e se escolou no Blues ainda menino, olhando e escutando os mestres do gênero tocando ao vivo na lendária Maxwell Street.

Como muitos músicos de blues que batalhavam por um lugar ao sol na cena musical da cidade, Gary logo percebeu o quão limitado e difícil seria perseguir uma carreira por ali, e não hesitou assim que surgiu uma oportunidade de trabalho em Austin, capital do Texas.

Sua carreira de cantor, gaitista, guitarrista e band-leader começa aí, ao lado do lendário baterista Jimmy Carl Black (dos Mothers Of Invention, de Frank Zappa) e à frente do grupo The Mannish Boys, que eles fundaram.

Depois de gravar dois discos com a banda, e de tocar com praticamente todo mundo na cena local, Gary Primich decidiu que estava na hora de sair em carreira solo.

Entre 1991 e 2006, gravou nove LPs impecáveis que projetaram seu nome por todos os cantos onde se respira blues no Planeta Terra.

E então, depois de diversas tournées pela Europa e pelo Japão, chega a notícia, em 2007, de que Gary Primich acabara de morreu em sua casa em Austin de uma dose de heroína mal administrada, interrompendo uma das trajetórias mais notáveis na cena do blues moderno.


Cinco anos depois desse triste dia, chega às lojas a primeira panorâmica de carreira de Gary Primich: uma bela antologia dupla entitulada “Just A Little Bit More”.

O primeiro dos dois cds passeia pelos seus discos originais, revelando mais uma vez o estilista fabuloso e o músico absolutamente plural que ele era.

Tem desde blues e boogie woogie rasgado até rock and roll, rockabilly e clássicos do Great American Songbook – a releitura que ele faz para “September Song” é de arrepiar de tão linda.

Já o segundo cd é sob medida para admiradores saudosos, assim como eu, e traz gravações inéditas feitas com os amigos do Omar & The Howlers, com o genial Gary Clark Jr. – que abriu os shows brasileiros da última tournée de Eric Clapton – e muitos outros craques da cena musical vibrante de Austin.


Gary Primich talvez tenha sido o melhor gaitista de sua geração.

Ouvi-lo tocar era um assombro: parecia até que estávamos diante do lendário Big Walter Horton, tamanho o vigor de seu sopro.

Mas certamente não foi o único bom gaitista dessa safra, e felizmente deixou uma legião de seguidores e admiradores.

Se você é um deles, prepare-se para emoções fortes com esse “Just A Little Bit More”.

A alma do blues moderno está aqui. 

Por inteiro.


 
INFO:
 http://www.allmusic.com/artist/gary-primich-p115857/biography

DISCOGRAFIA:
 http://www.allmusic.com/artist/gary-primich-p115857/discography

WEBSITE OFICIAL:
 http://www.garyprimich.com/

AMOSTRA GRÁTIS:

imich

Nenhum comentário: