terça-feira, maio 29, 2012

LISBOA, TOKYO E NEW ORLEANS CONHECEM BEM VALÉRIA OLIVEIRA. FALTA O BRASIL DESCOBRÍ-LA.


Impossível não ficar encantado com Valéria Oliveira.

Confesso que não conhecia o trabalho dessa talentosa cantora e compositora do Rio Grande do Norte, até que um dia desses meu velho amigo Wagner Parra me chamou para conhecer uns LPs de artistas independentes -- todos prensados em fábricas velhas de LPs na República Tcheca, para fugir aos preços extorsivos praticados aqui no Brasil pela fábrica da Deckdisc, que monopoliza o mercado -- que tinham acabado de chegar à sua loja.

Valéria não é nenhuma novata no métier.

Já tem vinte anos de carreira e nove discos gravados -- sete como intérprete, os dois últimos cantando material próprio, e mais um praticamente pronto para lançar no segundo semestre deste ano.

Sua voz intensa e encorpada lembra em princípio uma Elis Regina em tom menor.

Mas sua atitude musical, sempre plural e modernosa, sugere um cruzamento improvável entre Marisa Monte, Clara Nunes e Regina Spektor – como se algo assim fosse possível.

Acreditem: é.


“No Ar” -- seu disco de 2009, que só tive a chance de ouvir agora -- é muito, mas muito bom, e chega extremamente bem recomendado por jornalistas musicais sempre atentos como Antonio Carlos Miguel e Nelson Motta.

Revela uma compositora intensa, que nunca busca soluções fáceis, tanto nas letras quanto nas melodias, mas sempre privilegia o inusitado e canta suas canções com uma serenidade e uma convicção cativantes.

Eu adorei, por exemplo, o tom bluesy de “Madrugadas Frias”, o pop perigoso de “Viver e Dançar” e sobretudo a inclassificável (e adorável) “Sofrer Faz Parte do Meu Vocabulário”.

E tem mais, muito mais, de onde vieram essas três, vale a pena conhecer esse belo trabalho dessa cantora e compositora potiguar.


Valéria Oliveira é um daqueles tesouros escondidos da música brasileira que, paradoxalmente, entra com mais facilidade no mercado exterior do que no daqui.

Para se ter uma idéia, em Lisboa o trabalho de Valéria já é bem conhecido -- resultado de várias visitas promocionais a Portugal.

No Japão, ela já se apresentou diversas vezes, .

Mês passado, foi convidada para fazer uma pequena temporada num nightclub do French Quarter, em New Orleans.

No Rio e em São Paulo, no entanto, só um ou outro ouvinte mais antenado sabe bem quem é essa moça talentosa.

Está mais do que na hora disso começar a mudar.


INFO:
http://www.valeriaoliveira.mus.br/trajetoria.php

DISCOGRAFIA:
 http://www.valeriaoliveira.mus.br/discografia.php

WEBSITE OFICIAL:
 http://www.valeriaoliveira.mus.br/

LP À VENDA NA DISQUERIA (SANTOS SP)

AMOSTRAS GRÁTIS:

Nenhum comentário: